A Secretaria Municipal da Saúde abre neste sábado, a partir das 8h30, o agendamento para a aplicação da segunda dose contra covid-19 em idosos com idade entre 69 e 71 anos que anteriormente receberam a Coronavac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instirtuto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.
Para essa faixa etária, a vacinação acontecerá na terça e na quarta-feira, dias 20 e 21 de abril (feriado de Tiradentes), em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) distribuídas por Ribeirão Preto. Foram disponibilizadas 13.100 vagas para esse grupo etário. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) e pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.
Os acamados desta faixa etária podem recebr a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou, nesta sexta-feira (16), a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 67 anos. Eram 4.500 vagas disponíveis e a imunização foi realizada em um único dia para não confrontar com a vacinação de outros grupos.
O Estado também já está vacinando idosos de 67 anos. Já quem tem 65 e 66 anos poderá tomar a vacina a partir de 21 de abril, segundo a Saúde estadual, mas em Ribeirão Preto o início de imunização deste grupo depende de deliberação da Secretaria Municipal da Saúde. O novo grupo totaliza 1,11 milhão de “paulistas”.
O avanço da campanha depende da chegada das vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para êxito no cronograma definido pelo Plano Estadual de Imunização (PEI). O objetivo é vacinar 350 mil pessoas de 67 anos. No dia 21, outras 760 mil pessoas com 65 e 66 anos poderão receber a primeira dose.
A Secretaria Municipal da Saúde também encerrou nesta quinta-feira (15) a campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com idade entre 72 e 74 anos. As pessoas desta faixa etária receberam a Coronavac. Quem foi vacinado com o produto da Universidade de Oxford/AstraZeneca terá de aguardar para receber a segunda aplicação.
Foram disponibilizadas dez mil vagas para esse grupo etário. Entre quarta (14) e quinta-feira, também foram imunizados 3.370 profissionais da educação. O governo de São Paulo já definiu o cronograma definido para pessoas na faixa etária de 60 a 64 anos, mas a vacinação também dependerá da entrega da vacina da Fundação Oswaldo Cruz.
O novo grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos, que poderão receber a primeira dose a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio. Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan.
Em Ribeirão Preto, a imunização deste público depende da chegada de novos lotes de vacina. Após a vacinação de pessoas com mais de 60 anos, o Plano Estadual de Imunização (PEI) seguirá orientação do Ministério da Saúde e imunizará as pessoas com comorbidades de risco para a doença. Por exemplo, pessoas que tenham diabetes, doenças renais e do pulmão.