Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

ICQ, MSN, Winamp: 10 softwares que marcaram os anos 1990 / 2000

Se você é uma daquelas pessoas que cresceu na frente do computador e sofria com a internet discada, esse Top Tech foi feito para você!

Lá nos primórdios na internet discada nos computadores pessoais, os jovens começaram a deixar os seus passatempos offline para trás para explorar tudo o que a web tinha a oferecer.

Nela, começamos a conversar com pessoas desconhecidas na frente de uma tela, começamos a ouvir a música que queríamos sem precisar comprar um CD (ou uma fita), e ainda chegamos a nos aventurar em programas para criar sites.

Bons tempos, não concordam? Agora, para a nostalgia ficar ainda maior, separamos 10 softwares que fizeram a nossa cabeça dos anos 1990 e 2000!

1 – Winamp

Desenvolvido pela Nullsoft em 1997, o Winamp é um player de música que reproduz áudios e vídeos nos formatos MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, AIF, WMA E FLV. Isso, na época, era considerado uma preciosidade para os amantes dos computadores e suas infinitas possibilidades.

Com players como o Winamp, não era mais precisa inserir uma mídia no PC para curtir o seu som favorito, bastava copiar no seu HD.

2 – RealPlayer

Na mesma pegada do Winamp, o RealPlayer foi lançado um pouco antes, em 1995, mas também executava áudio e vídeo.

Hoje, o programa ainda existe com a mesma finalidade, só que um pouco mais modernizado.

3 – MSN Messenger

“Oi, me passa seu MSN”?

Você já deve ter ouvido muito essa pergunta a cada vez que conhecia pessoas novas nos anos 2000, certo? O mensageiro se tornou gigantemente popular na época, andando lado a lado do Orkut, criando um combo tecnológico e social que durou por muitos anos.

O MSN Messenger ganhou plugins, GIFs, conversas por vídeo, opção de exibição de músicas no status e muitas outros recursos que ainda eram novidade na época.

O mensageiro chegou ao seu fim em abril de 2013.

4 – Napster

O Napster foi fundado em 1999 e teve apenas três anos de vida. O programa foi um dos primeiros serviços de música a se tornar popular, muitos e muitos anos antes do Spotify. A plataforma funcionava no esquema P2P, então as faixas musicais eram baixadas diretamente do computador de outra pessoa.

Mas, se você tem saudades do Napster, o programa voltou em 2016, agora legalmente, por uma assinatura de R$ 17,90 ao mês.

5 – eMule

O eMule é um serviço de download que nasceu em 2002 está disponível até hoje. Foi nele que foram baixados os seus primeiros títulos de séries, filmes, músicas e muito mais.

Hoje, em sua versão atual, o eMule permite também o download de torrents.

6 – Kazaa

O Kazaa, assim como o eMule, também foi uma plataforma de compartilhamento de arquivos, principalmente de música, causando dor de cabeça nas gravadoras.

Mas, apesar da ilegalidade, o Kazaa também favorecia muitas bandas independentes e que não tinham intenções comerciais.

7 – mIRC

Qual é o adolescente que nunca personalizou um “nick” impronunciável, chamou alguém para conversar no “pvt” no mIRC ou ainda passou horas se divertindo nos canais de bate-papo?

Criado em 1995, o mIRC era o ponto de encontro virtual dos jovens. Com a plataforma, o usuário podia ter suas primeiras conversas em tempo real, fossem elas em janelas privadas ou em chats.

O mIRC competiu a sua popularidade com o ICQ, que nasceu um ano depois.

8 – ICQ

Chegou a hora dele, o saudoso ICQ. Apesar de chegar depois do mIRC, o programa  ganhou uma popularidade gigantesca no Brasil e se tornou um dos motivos de a conta de telefone custar uma fortuna no fim do mês.

O som que mais lembra o ICQ é o clássico “UH-OH”, que anunciava a chegada de uma nova mensagem e deixava qualquer um nervoso de ansiedade para saber de quem era.

Agora, uma curiosidade: você sabe o que significava a sigla ICQ? Pronunciando as três letras em inglês, a frase que surge é “I seek you”, que significa “eu procuro você”. Seria o início da era do stalk?

9 – Soulseek

O SoulSeek foi criado em 2002 para o compartilhamento de arquivos, assim como os nossos outros softwares preferidos que citamos antes.

Você sabia que ele existe até hoje? Sim, você pode baixar o programa tranquilamente no seu computador mais que moderno para fazer os seus downloads.

10 – PageMaker

Quando todo mundo começou a não viver mais sem internet, todo mundo queria ter o seu próprio site, além do Flogão e do Fotolog, é claro. E foi nessa moda que muitas pessoas começaram a descobrir a sua carreira na internet, enquanto outras estavam ali apenas pela diversão.

O PageMaker, desenvolvido pela Adobe, foi lançado ainda em 1985, mas bombou nos anos 2000. Ele permitia que a pessoa criasse peças gráficas com recursos que iam além do Word, da Microsoft, mostrando para todo mundo as suas capacidades de design e diagramação.

Gostaram da nostalgia? Compartilhe com a gente nos comentários qual software faltou aqui e você colocaria na sua lista de preferidos.

Postagens relacionadas

Google encontra uma nova utilidade para o dinossauro do Chrome

Redação 1

Como fazer o Gboard voltar a funcionar no Android

Redação 1

Como usar o papel de parede escuro do WhatsApp

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com