Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

IBGE suspende provas para recenseadores do Censo 2021

Recenseadores trabalharão com equipamentos de proteção e tecnológicos - Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital, em 18 e 25 de abril.

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano. O instituto destaca, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas.

Diz ainda que isso “depende de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”. Para o Censo Demográfico são oferecidas 204.307 vagas temporárias, das quais 181.898 para a função de recenseador, 16.959 para a atividade de agente censitário supervisor e 5.450 para o cargo de agente censitário municipal.

São 721 vagas para Ribeirão Preto – 652 recenseadores e 69 agentes censitários. Franca tem 337 – são 307 recenseador e 30 de agente censitário.
Na macrorregião são 2.645 empregos temporários, sendo 2.365 para recenseador e 280 para agente censitário municipal (79) e supervisor (201). O salário previsto para agente censitário municipal é R$ 2.100; para agente supervisor é R$ 1.700.

Já a remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A previsão era de que as provas objetivas fossem aplicadas presencialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Já para a função de recenseador, as provas presenciais deveriam ocorrer no dia 25 de abril, “seguindo os protocolos sanitários de prevenção da covid-19”.

Postagens relacionadas

TJSP acata pedido de prisão temporária para acusados no caso Beto Braga

William Teodoro

Lideranças discutem nova Unidade de Emergência do HC

Redação 2

Morre Lino Strambi, empresário e ex-superintendente da ACIRP

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com