Tribuna Ribeirão
Cultura

HQ traz biografia de cientistas negros

Inspirado no filme “Es­trelas Além do Tempo”, do diretor Theodore Melfi e que conta a história de cientis­tas negras que trabalharam na Nasa, a agência espacial norte-americana, o pesqui­sador da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Antônio Teixeira lança na próxima quinta-feira, 25 de feverei­ro, a revista em quadrinhos “Entrevistas Além do Tem­po”, que retrata a biografia de cientistas negros brasileiros e norte-americanos.

A iniciativa tem apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e faz parte das celebrações do Mês da História Negra nos Estados Unidos. A revista tem por objetivo promover o interesse de alunos em car­reiras ligadas à ciência, assim como a conscientização sobre a contribuição de cientistas negros para o avanço da ci­ência.

Ela estará disponível gra­tuitamente em formato digi­tal e dez mil cópias impressas serão distribuídas em escolas públicas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. “Infeliz­mente, ainda há poucos cien­tistas negros no Brasil, e seus trabalhos são pouco conhe­cidos. Espero que essa revista ajude a mudar essa realidade e incentive a nova geração de cientistas”, diz o pesquisador e roteirista da revista, Carlos Antônio Teixeira.

Entre os cientistas negros retratados estão o agrícola George Washington Carver, que nasceu escravo e se tor­nou um dos mais renomados inventores de sua época; Mae Jemison, primeira mulher negra astronauta; o astrofí­sico Neil de Grasse Tysson, diretor do Planetário Hayden (NY); e Mary Daly, primei­ra mulher negra a obter um doutorado em química, pio­neira nos estudos dos efeitos do colesterol e açúcar.

Também estão na lista o astrônomo e inventor Benja­min Banneker; o neurocirur­gião Ben Carson, que ganhou fama por separar gêmeos siameses unidos pela cabeça em uma cirurgia considerada impossível; e o físico Arthur Walker II, que desenvolveu telescópios ultravioletas para fotografar a coroa solar.

Representando os astrofí­sicos brasileiros estão a pre­miada doutora Marcelle Soa­res-Santos (Universidade de Michigan); Rita de Cássia dos Anjos (UFPR), vencedora do Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência; Eliade Ferreira Lima (Unipam­pa), coordenadora do Projeto Energéticas, do grupo Cien­tistas do Pampa; a astrônoma Denise Gonçalves, professora do Observatório do Valongo (UFRJ); e Alan Alves Brito, professor de Física da UFRGS e diretor substituto do Obser­vatório Astronômico.

Para marcar o lançamen­to da HQ, os organizadores promovem na próxima quin­ta-feira, 25 de fevereiro, às 15 horas, uma live com doutora Marcelle Soares-Santos. Em 2019, ela recebeu o “Sloan Research Fellowship”, um dos principais prêmios para pesquisadores em início de carreira no Canadá e nos Es­tados Unidos.

O projeto foi selecionado pela Embaixada e Consula­dos dos Estados Unidos do Brasil dentro do Edital Anual de Projetos, que financia pro­gramas que fortaleçam as re­lações entre Brasil e Estados Unidos, destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a coope­ração bilateral.

“Temos orgulho de apoiar um projeto que mostra para jovens brasileiros negros que eles podem seguir um futuro nas áreas de pesquisa e ciên­cia. Uma produção científica diversificada tende a benefi­ciar toda a sociedade”, disse o adido de Imprensa, Educação e Cultura dos Estados Unidos em São Paulo, Steve Stark.

Postagens relacionadas

Canal Brasil disponibiliza “A Última Chance”, último filme de ficção de Paulo Thiago, para aluguel nas operadoras

William Teodoro

‘Chico Xavier – Além da alegria’ – Municipal recebe espetáculo espírita

Redação 1

Banda traz o show ‘Goela abaixo’ a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com