Tribuna Ribeirão
Cultura

HQ de Villa- Lobos será lançada dia 18

DIVULGAÇÃO

A Academia Livre de Mú­sica e Artes (Alma) segue no trabalho da difusão da arte e, nesta sexta-feira, 18 de feve­reiro, lançará a sua terceira e última história em quadri­nhos (HQ), trazendo agora a trajetória de um grande compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

O projeto das HQs já fazia parte das ações da Alma há al­gum tempo, porém em 2021, a academia retornou ao mundo das histórias em quadrinhos, trazendo um novo olhar para as publicações, com temáticas e dramatizações da biografia de grandes compositores clás­sicos brasileiros.

“A série temática de HQs envolvendo a vida e a obra de grandes compositores brasi­leiros é mais uma realização da Alma, que visa contribuir ativamente para a educa­ção intelectual e artística no Brasil”, diz Lucas Galon, vi­ce-presidente da Academia, diretor artístico da Alma e idealizador do projeto.

“A partir da linguagem graphic novel, é possível um amplo alcance para assuntos tão importantes das artes bra­sileiras que, infelizmente, não são frequentemente apresen­tados para as novas gerações”, explica. No primeiro volume, a dramatização trouxe a his­tória do compositor José Joa­quim Emerico Lobo de Mes­quita (1746-1805).

Foi um dos pilares da mú­sica brasileira do período co­lonial do século XVIII. Já a segunda edição, “O Mestre do Interior”, homenageou o maior compositor do século XIX nas Américas, Antônio Carlos Go­mes (1836-1896). E o último lançamento, tem como home­nageado o compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Apresenta na HQ a drama­tização de um período especí­fico da trajetória deste, que é um dos grandes artistas do século XX e que se consolidou como a grande expressão ar­tística brasileira, graças à ori­ginalidade radical de sua obra, que permanece até os dias de hoje no repertório mundial.

“Nesta HQ, são abordados o início de sua vida musical e a sua consolidação como re­presentante da modernidade brasileira, o que passa, necessa­riamente, pelo seu contato com os modernistas paulistas da Se­mana de 22 e sua relação visce­ral com o ambiente cultural de Paris”, detalha Lucas Galon.

O lançamento da HQ Villa­-São Paulo Villa-Paris será às 18h30, no auditório da Bi­blioteca Sinhá Junqueira, com entrada gratuita e público limi­tado a 50 lugares (entrada por ordem de chegada), onde tam­bém haverá um recital, com obras do compositor, interpre­tado por Sarah Migliori (me­zzosoprano), Gustavo Costa (violão) e Rubens Russoman­no Ricciardi (piano).

Os exemplares da HQ de Villa-Lobos serão distribuídos gratuitamente para o público presente no evento e todos os três exemplares estão dispo­níveis em versão digital para download gratuito no site da Alma. Mais informações no site da Alma (https://www.al­marp.com.br/) e também nas redes sociais da academia.

Postagens relacionadas

Milton Nascimento e Criolo lançam EP para arrecadar doações durante a pandemia

Redação 1

Banda Magic! faz show no Pedro II 

Redação 2

Museu Casa de Portinari lança livro para crianças sobre a infância de Candido Portinari

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com