A Academia Livre de Música e Artes (Alma) segue no trabalho da difusão da arte e, nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, lançará a sua terceira e última história em quadrinhos (HQ), trazendo agora a trajetória de um grande compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
O projeto das HQs já fazia parte das ações da Alma há algum tempo, porém em 2021, a academia retornou ao mundo das histórias em quadrinhos, trazendo um novo olhar para as publicações, com temáticas e dramatizações da biografia de grandes compositores clássicos brasileiros.
“A série temática de HQs envolvendo a vida e a obra de grandes compositores brasileiros é mais uma realização da Alma, que visa contribuir ativamente para a educação intelectual e artística no Brasil”, diz Lucas Galon, vice-presidente da Academia, diretor artístico da Alma e idealizador do projeto.
“A partir da linguagem graphic novel, é possível um amplo alcance para assuntos tão importantes das artes brasileiras que, infelizmente, não são frequentemente apresentados para as novas gerações”, explica. No primeiro volume, a dramatização trouxe a história do compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805).
Foi um dos pilares da música brasileira do período colonial do século XVIII. Já a segunda edição, “O Mestre do Interior”, homenageou o maior compositor do século XIX nas Américas, Antônio Carlos Gomes (1836-1896). E o último lançamento, tem como homenageado o compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Apresenta na HQ a dramatização de um período específico da trajetória deste, que é um dos grandes artistas do século XX e que se consolidou como a grande expressão artística brasileira, graças à originalidade radical de sua obra, que permanece até os dias de hoje no repertório mundial.
“Nesta HQ, são abordados o início de sua vida musical e a sua consolidação como representante da modernidade brasileira, o que passa, necessariamente, pelo seu contato com os modernistas paulistas da Semana de 22 e sua relação visceral com o ambiente cultural de Paris”, detalha Lucas Galon.
O lançamento da HQ Villa-São Paulo Villa-Paris será às 18h30, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, com entrada gratuita e público limitado a 50 lugares (entrada por ordem de chegada), onde também haverá um recital, com obras do compositor, interpretado por Sarah Migliori (mezzosoprano), Gustavo Costa (violão) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).
Os exemplares da HQ de Villa-Lobos serão distribuídos gratuitamente para o público presente no evento e todos os três exemplares estão disponíveis em versão digital para download gratuito no site da Alma. Mais informações no site da Alma (https://www.almarp.com.br/) e também nas redes sociais da academia.