Campos do Jordão sempre foi uma referência de turismo nacional, principalmente no inverno brasileiro. Com a pandemia do novo coronavírus, como qualquer outro setor e cidade, a estância turística também sofreu consequências. Com a chegada da estação mais fria do ano, as autoridades públicas estabeleceram um protocolo especial para a retomada parcial do turismo no município: 20% dos leitos poderão ser ocupados em hotéis e similares, desde que obedecidas às exigências.
O protocolo é extenso, mas aplicável. São previstos uso de máscaras de proteção facial, utilização de álcool em gel, locais ventilados e arejados, ou seja, tudo o que vem sendo aplicado diariamente na rotina de milhares de brasileiros. Com isso, a cidade deve abrir as portas e começar a retomada turística, mesmo que parcialmente.
Melhor clima do mundo
Campos do Jordão integra o Circuito Serra da Mantiqueira. Em 1957, foi reconhecida como o “melhor clima do mundo” no Congresso Climatológico, realizado em Paris.
O clima, as belas paisagens e a tranquilidade da cidade, atraem milhares de visitantes. A charmosa composição arquitetônica em estilo suíço-europeu dos seus diversos hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, bares, chocolaterias, bistrôs e pubs, fascinam.
São famosos os eventos culturais oferecidos pela estância, destacando-se o Festival de Inverno com muitas apresentações artísticas de cunho nacional e internacional, que fazem o município do interior de São Paulo, se parecer com os badalados points das grandes metrópoles.
A maioria das atrações turísticas de Campos do Jordão está fechada por conta da pandemia. A expectativa é que voltem – mesmo com adequações – em agosto. Os hotéis e pousadas estão oferecendo descontos para reservas antecipadas, prevendo que o público – especialmente do interior que não necessita do transporte aéreo, vai ter grande interesse no chamado turismo regional. Conheça as principais atrações de Campos:
AMANTIKIR
Aos apaixonados por paisagens exuberantes, a atração oferece vários jardins com uma ampla diversidade de espécies de plantas, em uma área de 35.000 m².
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
O local abriga o tradicional Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ao lado, fica o Museu, onde o visitante conhece as esculturas de Felícia Leirner, um dos únicos ao ar livre do Brasil.
BORBOLETÁRIO
Aos apaixonados por borboletas, a atração é o endereço certo para conhecer e apreciar uma diversidade de espécies do belo animal.
BOSQUE DO SILÊNCIO
Para quem gosta de diversão e adrenalina, o espaço conta com uma série de atrações para todos os gostos. Trilhas em meio à natureza, arvorismo, tirolesa, escalada, são alguns dos esportes radicais que o visitante pode praticar.
CENTRO DO CAPIVARÍ
Aos aficionados por compras. O local abriga lojas de grandes grifes, além de excelentes restaurantes, chocolaterias, cafeterias entre outros atrativos.
CERVEJARIA BADEN BADEN
Aos apaixonados por cerveja, a tradicional atração abre sua fábrica aos visitantes para conhecer todo o processo de fabricação artesanal. O roteiro com monitor, conta ainda com degustação e visita à loja para compra de produtos.
ESTRADA DE FERRO
O visitante pode optar por três roteiros diferentes: Trem Turístico sai de Campos do Jordão e vai até Santo Antônio do Pinhal, com paradas estratégicas, como o Alto do Lageado; Bondinho que percorre o eixo central da cidade; e a Maria Fumaça, que sai de Capivari e vai até Abernéssia.
Tradição do Savoy Hotel, uma das opções
Em um edifício com a fachada toda revestida de madeira, o Savoy Hotel é uma opção que reúne tradicional e conforto para os hóspedes. Recém reformado e modernizado, oferece tranquilidade e uma bela vista para as colinas. O hotel fica na charmosa Vila de Capivari e muito próximo dos principais atrativos e passeios da cidade. O Hotel também possui uma “Perua Limousine” super charmosa, que leva e busca os hóspedes em atrações pela cidade. Veja mais em: www.savoyhotel.com.br