Para dar sequência às discussões sobre a construção do Hospital Veterinário Público Metropolitano em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) esteve na Secretaria de Estado da Saúde no início da tarde desta quinta-feira, 20 de maio.
Acompanhado do vereador Igor Oliveira (MDB) e do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o secretário da Saúde do governo João Doria, Jean Carlo Gorinchteyn, informou que o Estado prevê investimentos de até R$ 5 milhões, dependendo do projeto da unidade.
“Construído, o município ficará responsável pelo custeio seja direto, por meio de parcerias com organização social ou convênio com faculdades”, explicou. O anúncio de que Ribeirão Preto teria um hospital veterinário foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em 13 de maio.
O tucano esteve na região para assinar a ordem de serviço para o início das obras de modernização e melhorias na Rodovia Mário Donega (SP- 291), no trecho entre Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Pradópolis. Também entregou ônibus escolares para cidades da região.
“Iremos implantar um hospital veterinário em Ribeirão Preto, através do Programa Meu Pet, para atender os animais que neste período da pandemia se tornaram grandes companheiros das pessoas com mais idade, que ficam em suas casas se protegendo”, disse Doria ao lado de Nogueira.
O Programa Meu Pet é inédito no Estado de São Paulo e tem o objetivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. A clínica será construída com uma estrutura média de 480 metros quadrados.
Contará com salas cirúrgicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Preto deve ficar responsável por indicar e ceder o terreno. O projeto terá de ser aprovado na Câmara de Vereadores.
“Além de simbolizar uma importante política pública de controle populacional, de forma segura, garantindo saúde aos animais, também reflete na redução de doenças para população. Segundo a OMS, as zoonoses representam 60% das doenças infecciosas em humanos”, diz Nogueira.
Sancionada em abril de 2021, a lei número 17.349/2021 já autoriza o governo do Estado a construir o Hospital Veterinário Público Metropolitano em Ribeirão Preto, destinado a animais domésticos de famílias de baixa renda. Pela lei, o Executivo regulamentará a medida, se necessário. A prefeitura terá de assinar convênio com o Estado para aderir ao Programa da Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal (CDSA).