Com uma expectativa inicial de arrecadar cerca de 10 mil caixinhas de gelatinas para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, o jornal Tribuna, o programa exibido pela Rádio CMN, ‘Ribeirão em 50 Minutos’ e a Rede Ideal de Assistência Familiar uniram forças e fizeram uma campanha pedindo doações do produto. A campanha foi realizada em novembro, aproveitando o mote do Novembro Azul. Ao final de 30 dias, as doações ultrapassaram o surpreendente número de 70 mil caixinhas.
A ideia surgiu durante o programa de rádio, apresentado pelo jornalista Fabiano Ribeiro e com participação especial do vereador Marinho Sampaio. Marinho recebeu uma mensagem via celular de uma campanha de pedido de gelatinas para uma entidade que trabalha no tratamento de câncer na cidade de Jaú. “Eu logo procurei os diretores do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto para saber se eles tinham essa necessidade aqui em Ribeirão também. Eles disseram que sim e pensei, porque não realizar uma campanha junto aos ouvintes. Sabemos que nossa população tem esse espírito solidário e o Hospital de Câncer é uma entidade muito séria”, explica o vereador.
O jornalista Fabiano Ribeiro, que também atua em projetos e reportagens especiais para o jornal Tribuna, sugeriu que o jornal fosse procurado, pois seria mais uma maneira de fortalecer a campanha e auxiliar o hospital. “Eu já trabalhei e presto serviços ao Tribuna. É minha segunda casa. O Eduardo Ferrari, diretor do jornal, é meu amigo e sócio na Meia Maratona Tribuna Ribeirão, e sei que um dos objetivos do jornal é prestar esse tipo de serviço para a cidade. Não foi muita conversa e o Eduardo prontamente abraçou a causa”, diz Ribeiro.
Com os dois veículos envolvidos na divulgação era necessário encontrar alguma empresa que pudesse servir como ponto de entrega. A Rede Ideal de Assistência Familiar, que tem prédios e locais em vários pontos da cidade, foi convidada e imediatamente aceitou participar. Além da Ideal, o salão de beleza ‘João Luiz Cabelereiro’, no alto da cidade, e a Zanetti Centro Automotivos, em Bonfim Paulista, também foram locais de entrega.
“A Rede Ideal desenvolve diversos projetos sociais e de conscientização. Quando fomos procurados e vimos a necessidade do Hospital de Câncer, abrimos com muito prazer as portas da nossa empresa”, disse Francisco Jorge Rosa Filho, diretor da Rede Ideal.
Doações
Com as chamadas na rádio, no jornal e cartazes espalhados na cidade, a campanha ganhou corpo e sensibilizou muita gente. Um exemplo foi a utilização das redes sociais. Os diretores da Rede Ideal, Francisco Jorge Rosa Filho e Pedro Rosa, usaram os grupos de amigos para divulgar. Em uma das mensagens, um primo deles, que é representante comercial da Predilecta, que fabrica entre outros produtos a gelatina, deu a ideia de solicitar a participação da empresa na campanha. Elson Rodrigues Júnior manteve contato e a empresa doou cerca de 4 mil caixinhas. “A Rede Ideal vestiu a camisa também. Entre clientes e funcionários conseguimos arrecadar quase duas mil caixinhas. Ficamos contentes com a participação efetiva do nosso pessoal”, disse Pedro Rosa.
Outra ação foi da equipe do Vôlei Ribeirão e Fundo Social de Solidariedade, que em três partidas trocou ingressos de jogos por caixinhas de gelatina.
Marinho Sampaio também visitou várias empresas e entidades da cidade e a grande maioria aderiu. “Passamos uma semana carregando caixas. Foi uma surpresa boa e positiva de tanta gente que doou. Teve uma empresa que doou 25 mil caixinhas. Semana que vem temos ainda mais caixas para buscar”, brincou Marinho Sampaio.
O Conselho de Pastores de Ribeirão Preto (que congrega evangélicos em cerca de 90 igrejas afiliadas) e o Colégio Santa Úrsula, por exemplo, conseguiram reunir cerca de 4 mil caixinhas de gelatina cada um.
“Quero agradecer imensamente essa resposta positiva da sociedade. Além das empresas, muita gente doou uma caixinha, duas. E assim por diante. Fiquei emocionado e feliz com essa campanha”, ressaltou o vereador.
Supriu as necessidades
“Nós vimos, graças a Deus, o envolvimento da população. Essa gelatina vai suprir nossas necessidades. Não vamos deixar desperdiçar. Além do Hospital de Câncer, vamos repassar as gelatinas para outras entidades que cuidam de pacientes com câncer, também para escolas, creches e outras entidades assistenciais. Tudo isso documentado”, explicou a presidente do Hospital, Rose Marques. “Agora vamos separar por data de validade, para que nada seja perdido”, completou.
O sucesso da campanha motivou os idealizadores. “Sem dúvida estaremos presentes em outras campanhas, a Rede Ideal se sente orgulhosa e no dever de ajudar no for possível”, disse Pedro Rosa. “Sabemos das dificuldades e da seriedade de várias entidades da nossa cidade. O jornal Tribuna recentemente trocou o seu slogan que era ‘Um Jornal Com Cara e Coragem’ para ‘Um Jornal Com a Cara de Ribeirão’. E é bem por aí. Temos que vestir a camisa das entidades de nossa cidade, seja com a força do impresso, das redes sociais e do rádio, como foi nessa ação”, frisou Eduardo Ferrari. “Já estamos pensando em algo para o futuro. Não adianta ver o problema e ficar de braços cruzados. Se a gente pode ajudar de alguma maneira, porque não ajudar? Essa campanha nos motivou a trabalhar mais”, finalizou Marinho Sampaio.
Por que gelatina?
Uma pergunta que muitos fizeram: por que gelatina? Rose Marques, presidente do Hospital de Câncer, explica que pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia ficam com dificuldades de se alimentar e a gelatina auxilia nesse processo.
Especialistas dizem ainda que a gelatina é um alimento que é digerido com facilidade, não prejudicando o estômago dos pacientes em recuperação. Além disso, possui quantidade de calorias necessárias para pacientes em recuperação, sendo uma opção alimentar mais leve em casos de internação hospitalar. A gelatina também possui colágeno, importante no tratamento de alguns tipos da doença.
Hospital do Câncer de Ribeirão Preto
O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela Fundação SOBECcan, é o único hospital exclusivamente oncológico da região metropolitana de Ribeirão Preto e atua nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência aos pacientes com câncer. A instituição realiza cerca de 800 atendimentos por mês, abrangendo, gratuitamente, 27 cidades da região.
É uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos que existe há mais de 25 anos e conta com a ajuda da comunidade e de iniciativas privadas para manter todos os serviços para os pacientes, que recebem atendimento nas seguintes áreas: ginecologia, mastologia, oncologia, fisioterapia, psicologia (pacientes e familiares), odontologia e assistência social.
Todo trabalho é respaldado por voluntários identificados com a causa da instituição, por um quadro de funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo clínico voltado aos pacientes e suas famílias. Todos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Curador e Conselho Consultivo trabalham sem qualquer remuneração