O Hospital do Câncer de Ribeirão Preto – Fundação Sobeccan vai realizar a primeira edição do “Plantão de Prevenção”, um atendimento gratuito para população, por ordem de chegada, neste sábado, 26 de outubro. No mesmo dia, a instituição vai inaugurar o Centro de Reabilitação e Pesquisa em Fotobiomodulação (CRPF), o primeiro do país, e o Centro de Fisioterapia Liliana Tenuto Rossi.
Estão confirmados para a solenidade os vereadores Elizeu Rocha (PP) e Luciano Mega (PDT), o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), os deputados estaduais Rafael Silva (PSB) e Sargento Nery (Avante) e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), filho de Liliana Tenuto Rossi. Entre os serviços oferecidos no “Plantão da Prevenção” estão o atendimento oftalmológico, odontológico, ginecológico, mastológico, além dos exames de mamografia e ultrassom (com pedido médico), e orientação jurídica para pacientes diagnosticados com câncer.
Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, os interessados podem ir até a sede do hospital, na rua Octávio Martins Braga n°50, no Residencial Flórida, na Zona Sul, das oito às 14 horas. Os pacientes que não forem atendidos no horário poderão agendar uma consulta no Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.
Além do plantão, o Hospital vai inaugurar dois centros de atendimento à população. O Centro de Reabilitação e Pesquisa em Fotobiomodulação (CRPF) é o primeiro em todo país a se dedicar ao tema. O médico responsável pelas atividades é o doutor Juliano Pacheco, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas sobre o tratamento do câncer bucal com laserterapia.
O Centro de Fisioterapia Liliana Tenuto Rossi também será inaugurado. A banda da Polícia Militar de Ribeirão Preto fará uma apresentação na ocasião, e também haverá uma missa campal. “Estamos muito felizes com todas as conquistas do Hospital. Tudo foi feito com muito suor, muito trabalho e amor das nossas voluntarias, e de toda nossa equipe que se dedicaram muito para todo esse sonho ser realizado”, comenta a presidente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Rose Marques.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do número (16) 3878-9700, ou pelas redes sociais, no Facebook pelo link: www.facebook. com/hospitaldecancerribeirao/ ou no perfil do Instagram @hospitaldecancerribeirao. O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto surgiu há 25 anos. Mantido pela Fundação SobecCan, é um hospital oncológico que presta atendimento para Ribeirão Preto e outras 27 cidades da Região Metropolitana.
Atua, também, nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência do câncer. Atualmente, realiza cerca de 700 atendimentos gratuitos por mês. A fundação é de direito privado, sem fins lucrativos e conta com a ajuda da comunidade e de iniciativas privadas para manter todos os serviços para os pacientes. O trabalho realizado é respaldado por voluntários, por funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo clinico voltado aos pacientes.
“Serviam Day”
Também neste sábado, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá, em plena campanha Outubro Rosa, de luta e prevenção ao câncer de mama, o apoio de jovens brasileiros e franceses. Estudantes do Colégio Santa Úrsula e da Ecole Sainte Ursule, de Paris, realizarão o “Serviam Day”. A manhã de solidariedade acontecerá no Parque Doutor Luís Carlos Raya, na rua Severiano Amaro dos Santos s/ nº, no Jardim Botânico, na Zona Sul, das nove às 12 horas.
O “Serviam Day” terá uma programação com muita música, dança, esporte e recreação, que valorizará a cultura francesa e a união dos jovens em benefício da saúde, do cuidado e da atenção à vida. Durante o evento, aqueles que estiverem no Parque Luís Carlos Raya poderão fazer doações de qualquer quantia em dinheiro ao hospital. Os que contribuírem receberão, como agradecimento, pão de queijo e croissant, uma referência à gastronomia dos dois países.
Voluntários da Fundação SobecCan, mantenedora do hospital, também estarão presentes no parque em uma campanha de esclarecimento e prevenção ao câncer de mama. A delegação francesa – formada por 15 alunos do equivalente ao Ensino Médio brasileiro e dois professores – chegou a Ribeirão Preto na última segunda-feira (21) e retornará a Paris no próximo dia 30. Eles estão hospedados em casas de estudantes do Colégio Santa Úrsula, previamente escolhidos pela Coordenação de Educação Internacional da escola.