Subiu para 14 o número de mortos após o incêndio que atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 12 de setembro. Duas pacientes que estavam internadas em outros hospitais morreram entre a noite de segunda-feira (16) e a manhã desta terça (17).
“É com profunda consternação que informamos que duas pacientes transferidas do Hospital Badim para os Hospitais Samaritano e Israelita Albert Sabin faleceram entre a noite de ontem (segunda, 16) e a manhã de hoje (ontem, 17). As pacientes tinham 87 e 98 anos”, diz nota divulgada pelo Hospital Badim.
“Ressaltamos que todos os esforços e dedicação das equipes médicas envolvidas foram empenhados para a recuperação das pacientes, assim como tem sido feito diariamente no atendimento prestado.” Ainda segundo a assessoria, 50 pacientes que já estavam sendo atendidos no Badim seguem internados. Outras nove pessoas, entre funcionários do hospital ou familiares que estavam no local no dia do incêndio, também permanecem internadas.
Todas as vítimas eram idosas e tinham mais de 66 anos. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, a maioria morreu por asfixia e não há corpos carbonizados. Os equipamentos aos quais muitas dessas vítimas estavam ligadas deixaram de funcionar no momento do incêndio.