Por: Adalberto Luque
Um homem de 35 anos morreu, na madrugada desta quarta-feira (22), na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto. Ele teria capotado seu veículo no Anel Viário Sul e recusado atendimento médico.
Segundo informações, o motorista, de 35 anos, seguia pela Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), Anel Viário Sul, por volta de 01h00, sentido a Sertãozinho, quando teria perdido o controle de direção e capotado várias vezes. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no boletim de ocorrência, o veículo teria capotado por cerca de 100 metros, na altura do km 312, inclusive batendo várias vezes na mureta.
Nenhum outro veículo se envolveu no acidente. O motorista foi levado por uma viatura de resgate móvel para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 13 de Maio. Ele teve que ser convencido a entrar na viatura de resgate, pois não queria receber atendimento médico.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o homem estaria alterado, mas consciente. Os PMs pediram então que ele fizesse o teste do bafômetro, que constatou 0,56 mg/l de álcool no sangue, o que indica que ele poderia responder por crime de trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), por estar acima do limite de 0,33 mg/l.
O homem teria recusado receber atendimento na UPA e acabou sendo levado para a CPJ, onde seria autuado. Durante o atendimento na delegacia, ele teve uma piora em seu quadro clínico e os policiais civis notaram que seu estado era grave.
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada, mas o motorista morreu enquanto era embarcado para ser levado até a UPA.
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que o paciente, vítima de acidente automobilístico, foi socorrido imediatamente pelo SAMU. Com sinais de embriaguez, negou atendimento no local do acidente. Encaminhado à UPA Leste, sob escolta da Polícia Militar, embora todos os esforços da equipe médica, se recusou novamente a receber atendimento e foi encaminhado à Polícia Judiciária. A conduta médica será investigada pela Comissão de Óbitos da pasta,” informou a Secretaria em nota.
O local onde ocorreu o acidente foi periciado. O carro, com placas de Mauá (SP) foi levado e também poderá ser periciado novamente. A Polícia Civil vai investigar o acidente e seus desdobramentos.