Por: Adalberto Luque
Uma mulher foi furtada, na tarde desta quarta-feira (21), dentro do ambulatório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, antiga Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) da Vila Virgínia, zona Oeste de Ribeirão Preto. Segundo informações, a vítima teria sido encaminhada para a sala de medicação, onde receberia um medicamento pela veia.
Ela percebeu a presença do homem na mesma sala, mas acreditou que fosse um paciente à espera de atendimento. A mulher teria cochilado enquanto era medicada e o homem aproveitou para furtar sua bolsa.
Dentro dela havia dinheiro, cartão de crédito, documentos e um telefone celular. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi chamada e a vítima descreveu o suspeito com aparência de andarilho.
Imediatamente, viaturas fizeram buscas nas imediações e encontraram o suspeito num bar, em uma rua próxima. Ele foi detido. Havia acabado de efetuar uma compra no valor de R$ 42 com o cartão da vítima.
O suspeito foi reconhecido e levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi autuado em flagrante. Foi encaminhado para uma unidade prisional, ficando à disposição da Justiça. A mulher recuperou sua bolsa e todos os pertences levados.
28 mil pessoas por mês
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a UPA Sul recebe em torno de 28 mil pessoas por mês e possui sistema de monitoramento de imagens e vigilância própria, além de apoio da GCM, quando necessário.
“Com relação ao relato de furto, o caso será investigado. A vítima deverá procurar a autoridade policial para averiguação do caso e a pasta se coloca à disposição para esclarecimentos e o fornecimento de imagens, com base na Lei de Geral de Proteção de Dados (LGPD).”