Por: Adalberto Luque
Um homem de 46 anos foi preso, na noite de sexta-feira (29), suspeito de atropelar propositalmente sua ex-companheira, de 27 anos. O crime, registrado como feminicídio, ocorreu no cruzamento das ruas Emília Marcondes com Paulo Balbuíno Cintra Mendes, no Jardim Paulistano, em Franca, a 80 km de Ribeirão Preto.
Imagens de câmeras de segurança registraram o atropelamento. Amanda Farias de Araújo atravessava a rua e já havia chegado à calçada do lado oposto quando foi atropelada. O carro conduzido por James Cristhian dos Reis chegou a derrubar uma árvore.
Ele desceu e ficou apenas olhando, enquanto populares, desesperados, tentavam ajudar a vítima, que estava caída no meio da rua. Uma viatura de resgate chegou a ser acionada, mas Amanda morreu a caminho do hospital.
Antes da chegada da viatura, todavia, Reis teria aproveitado a mobilização de pessoas para ajudar à vítima e fugiu do local. Foi preso horas depois quando tentava roubar um carro para fugir. Ele teria ameaçado o condutor dizendo que havia acabado de matar a própria mulher e queria as chaves do carro para fugir.
Na viatura, ele admitiu que matou a mulher por ter descoberto que ela, supostamente, se relacionava com outra pessoa. O casal já teve registros de desentendimentos em outras ocasiões. Testemunhas disseram que ele também a teria ameaçado com um facão.
O homem foi conduzido para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Franca, onde foi preso em flagrante. Encaminhado para uma unidade prisional, permanece à disposição da Justiça. Não foi informado se ele já constituiu advogado.