Um homem foi detido na tarde de segunda-feira, 29 de outubro, quando tentava fazer uma ligação clandestina para uma residência da rua Feres Abujamra, no bairro Adão do Carmo Leonel, na Zona Oeste da cidade. O acusado estava fazendo um buraco na rua quando uma equipe do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) que trabalhava nas proximidades descobriu a operação e avisou a Guarda Civil Municipal (GCM), que foi ao local e deteve o acusado.
Ao furar um buraco na rua, o acusado também perfurou uma derivação de rede de água, que provocou vazamento, já reparado por funcionários do Daerp. O acusado foi levado para a Central de Polícia Judiciária para registro do flagrante de tentativa de roubo. Com o acusado foram apreendidas várias ferramentas que ele usava para abrir a rua, por onde faria a ligação clandestina. Ao ser questionado, o suspeito alegou que estava realizando um conserto e que o vazamento de água já existia.
Outros flagrantes
Este foi o terceiro flagrante feito pela Guarda Civil Municipal, desde agosto, de pessoas tentando realizar ligação clandestina de água, o chamado “gato”. No dia 12, a corporação deteve quatros pessoas furtando água na rua Guaporé, no Ipiranga. Foram detidas duas pessoas que fazendo a vala para realizar o serviço e um casal que contratou o serviço. A Guarda foi acionada pelos vizinhos que estranharam que a sua estava fechada para o trânsito.
Em agosto, no dia 23, depois de uma denúncia anônima foram flagradas cinco pessoas por tentativa de furto no Jardim Marchesi. Quatro homens com pás, picaretas e uma máquina para cortar o asfalto foram detidos quando faziam a ligação clandestina da rede do Daerp com uma residência localizada em uma área invadida no outro lado da rua.
Na ocasião também foi detida a dona do imóvel, uma professora, que tinha contratado o serviço por R$ 400. Em todos os casos as pessoas detidas foram encaminhadas para a central de flagrantes onde foi feito o boletim de ocorrências. O superintende do Daerp, Afonso Reis Duarte, destacou que a autarquia vem intensificando o trabalho de fiscalização para combater as ligações clandestinas e as fraudes nas ligações de água.