Segundo oboletim de ocorrência (BO), a vítima, foi atingida por ao menos quatro disparos, dois dos quais na nuca. O caso foi registrado como latrocínio, já que o carro da vítima foi roubado pelo criminoso na ação.
A ex-mulher, de 39 anos, relatou à Polícia Militar que um homem armado surgiu de um área com mato na rua Luís Fávaro e abordou os dois, exigindo os celulares de ambos. Em seguida, Matheus tentou correr e foi atingido por disparos. O criminoso, segundo a versão da ex, fugiu no carro da vítima – um Hyundai HB20 branco. O veículo foi encontrado abandonado no fim da noite, próximo à Fazenda da Barra, também na região Leste.
A ex-mulher também disse à polícia que Matheus marcou o encontro na esquina de sua residência para que tivessem uma conversa. Durante o encontro, a mulher afirmou que um carro não identificado passou em alta velocidade e que ambos atravessaram a rua e ficaram perto de um caminhão estacionado do lado oposto. Em seguida, o criminoso surgiu de um mato e anunciou o assalto. A ex-mulher disse que correu a pedido de Matheus. Ele porém, acabou sendo baleado.
A ex -mulher deixou o local em seu carro e o criminoso fugiu no automóvel da vítima. A Polícia Científica identificou oito estojos em um projétil na rua, próximo do corpo da vítima.
Um irmão de Matheus disse à polícia que a vítima teria demonstrado preocupação ao marcar o encontro com a ex-mulher e que chegou a enviou sua localização pelo celular. A ex-companheira do homem baleado concedeu seu aparelho celular aos policiais civis para futura perícia e investigação. O veículo também foi apreendido.
O caso foi registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) Permanente como roubo a transeunte, cuja ação violenta resulta em morte, além de localização e apreensão de veículo. Nenhum suspeito foi preso.