“Homem Aranha: Longe de casa”, da Marvel, estreia nesta quinta-feira, 4 de julho, nas salas de cinema de todo o Brasil, inclusive em Ribeirão Preto – estará em cartaz nas redes UCI (RibeirãoShopping), Cinemark (Novo Shopping) e Cinépolis (Shopping Santa Úrsula e Shopping Iguatemi). Com direção de Jon Watts, traz uma trama repleta de truques e reviravoltas e mistura um pouco de road movie adolescente com super-heróis e romance que resulta, de alguma forma, em um dos melhores filmes do cabeça de teia.
Em “Homem-Aranha: Longe de casa”, Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Convocado para mais uma missão heroica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades que são referência do continente, como Londres (Inglaterra), Paris (França) e Veneza (Itália). A aventura fica completa com a aparição do enigmático Mysterio (Jake Gyllenhaal).
Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury convoca Peter Parker para lutar ao lado de Mysterio, um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela – na verdade, é Quentin Beck. Além da nova ameaça, o adolescente precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para si seu óculos pessoal, com acesso a um sistema de inteligência artificial associado à Stark Industries.
No elenco, além de Holland, Gyllenhaal e Jackson, estão Zendaya (personagem MJ), Jon Favreau (Happy Hogan), Marisa Tomei (Tia May), Cobie Smulders (Maria Hill), Jacob Batalon (Ned) e ainda conta com uma palhinha de J.K. Simmons (J. Jonah Jameson), o editor de jornal que culpa o Aranha por tudo de ruim que acontece no planeta – papel herdado da franquia quando o herói era interpretado por Tobey Maguire.
As coisas começam lentas em “Longe de casa”, praticamente do ponto no qual “Vingadores – Ultimato” terminou. Os acontecimentos são resumidos de forma criativa e bem humorada pelo diretor Jon Watts, que retorna à franquia depois de “De volta ao lar” (2017), mas é uma boa ideia assistir à história da super equipe antes.
Quase toda a turma de colégio de Peter Parker, identidade civil do protagonista, retorna à rotina escolar após ter a existência apagada pelo vilão Thanos e decide fazer uma viagem “científica” pela Europa. O jovem é o mais ansioso pelas férias da vida de heroísmos, uma boa oportunidade de se declarar à colega MJ (Zendaya).
Infelizmente para ele, o azar característico do Homem-Aranha nos quadrinhos o segue para os cinemas e o passeio é interrompido pelo ataque de monstros gigantescos baseados nos quatro elementos que destroem cidades como Veneza, na Itália, e Praga, na República Tcheca.
O Peter Parker de “Longe de casa” começa a história exausto após ajudar a salvar o mundo de sua maior ameaça e ainda mais inseguro. A ideia de ter de substituir os ícones que se foram não é fácil para um garoto de 16 anos. Essa primeira versão é uma das menos parecidas com a dos quadrinhos, que escondia suas incertezas atrás do humor e de tiradas espertinhas contra os oponentes.
O cansaço e a insegurança são as maiores responsáveis pela lentidão do início, que funcionaria muito bem se este fosse apenas mais um filme adolescente, no qual o protagonista quer conquistar a mocinha e passa por muitas trapalhadas ao lado de seus melhores amigos. Já para o gênero de super-heróis a coisa demora a engrenar.
Quando tudo parece perdido, a narrativa se transforma completamente e os maiores fãs das HQs em pouco tempo se sentem no meio de uma história típica do amigão da vizinhança. O sentido aranha, espécie de premonição que avisa o herói do perigo, nunca foi tão bem utilizado nos cinemas. E a batalha final, apesar de 110% computação gráfica, é a que melhor representa seus poderes aracnídeos.
Em Ribeirão Preto, “Homem-Aranha: Longe de casa” estará em cartaz no UCI do RibeirãoShopping (avenida Coronel Fernando Ferreira Leite nº 1.540, Jardim Califórnia, Zona Sul), Cinemark do Novo Shopping (avenida Presidente Kennedy nº 1.500, Nova Ribeirânia, Zona Leste) e Cinépolis do Shopping Santa Úrsula (rua São José nº 933, Centro) e do Shopping Iguatemi (avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, Vila do Golfe, Zona Sul).