Transporte público vai parar; alguns serviços até então classificados como essenciais também sofrerão restrições
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) acaba de anunciar, em coletiva virtual na manhã desta terça-feira (16), o aumento da restrições para combater a transmissão do coronavirus na cidade.
As medidas valerão desta quarta-feira (17) até o domingo ( 21) e serão explicitadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira.
Entre as medidas anunciadas está a paralisação do transporte público; o fechamento dos supermercados e varejões que só poderão funcionar em sistema delivery. Também fecharão as portas os bancos, as lotéricas, lojas de conveniência e serviços públicos. Já os postos de combustíveis funcionarão em horário reduzido, das 8 às 20 horas.
Ribeirão Preto está com quase 100% da ocupação dos leitos públicos para pacientes com Covid-19. A partir de hoje (16), as Unidades de Saúde também não mais atendem casos de rotina médica, nem fazem exames.
NÃO PODEM FUNCIONAR
PODEM FUNCIONAR (ALGUMAS ATIVIDADES COM RESTRIÇÕES)
VEJA A ÍNTEGRA DO DECRETO:
Decreto Municipal de RP 050 16 Mar 2021
SINCOVARP – Nota de Posicionamento do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto
Prefeitura de Ribeirão Preto impõe Lockdown por 5 dias e Comércio Varejista terá fechamento total
Sobre o Lockdown de 5 dias (entre 17/03 e 21/03), decretado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e mais 43 municípios da região, Sincomerciários – Sindicato dos Empregados do Comércio de Ribeirão Preto e região, e CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, posicionam-se conforme a seguir:
1 – Entendemos tratar-se de uma medida legítima e extrema em defesa da vida para combater o avanço da Covid-19, mas não podemos deixar de lamentar profundamente que tenha sido necessária medida tão extrema;
2 – Precisamos registrar que infelizmente o Lockdown vai prejudicar, de forma ainda mais severa, o Comércio Varejista bem como o setor de serviços, em especial o de bares, restaurantes e similares;
3 – Reivindicamos que o Lockdown NÃO SEJA PRORROGADO além do domingo (21/3), levando em conta que as medidas impostas agora precisam surtir efeito;
4 – Conclamamos a população de Ribeirão Preto e região a respeitar as regras do Lockdown e a seguir os protocolos de combate e prevenção à Covid-19, como o uso de máscara, sair de casa somente se necessário, manter o distanciamento social, não participar ou promover aglomerações e usar álcool em gel;
5 – É inaceitável que um cidadão que diz ser “do bem”, diante da grave realidade da pandemia, não respeitar os protocolos colocando sua própria vida e a vida de outras pessoas em risco;
6 – Por fim, informamos que SINCOVARP e CDL mantêm uma Central de Relacionamento com o Lojista para esclarecimento e divulgação de informações oficiais, úteis e corretas, sobre os desdobramentos da pandemia junto ao setor de Comércio e serviços. Durante o Lockdown, a CRL, que já fez mais de 8 mil atendimentos durante a pandemia, funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h, apenas pelo Whatsapp (16) 99963.3105.
A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto vê com extrema preocupação a realidade da pandemia na cidade.
As novas medidas restritivas, definidas hoje (16/03) pela Prefeitura Municipal, exigem união de todos os segmentos da sociedade para que possamos voltar o quanto antes à normalidade.
A entidade defende o funcionamento do comércio, indústria e serviços, mas acima de tudo é a favor da vida e entende que, neste momento, não é possível pedir recuo das medidas, pois não podemos ser cúmplices das mortes que ocorrerão em caso de um colapso no sistema de saúde.
Sempre nos posicionamos a favor do equilíbrio entre as medidas de distanciamento e isolamento social e a manutenção das atividades econômicas. Também defendemos e continuamos exigindo fiscalização rígida contra atividades clandestinas que promovem aglomerações.
Paralelamente, seguimos reivindicando que medidas de apoio econômico cheguem mais rápido aos empresários. Em âmbito municipal, reivindicamos a prorrogação dos impostos e taxas por 90 dias e não apenas por 5 dias, como consta no decreto de número 50 que define as novas restrições que passam a valer a partir desta quarta-feira (17/03).
A ACIRP segue cobrando oficialmente o poder público em todas as esferas para que se defina, com a máxima urgência, novas políticas de desoneração de tributos; a prorrogação junto a concessionárias de serviços público (água, luz etc) das cobranças de tarifas; a retomada das medidas de redução de jornadas e salários em favor da manutenção dos empregos; a liberação de linhas de crédito de longo prazo e com carência estendida e a aprovação do novo auxílio emergencial. Em especial do governo paulista, temos cobrado a revogação de todo e qualquer aumento de alíquotas de ICMS.
Por fim, a entidade defende que não é hora de sair às ruas para protestar. Isso só favorecerá a proliferação do vírus e retardará a saída do município desta situação emergencial e de alerta máximo no sistema de saúde.
Como sempre fez, a ACIRP recomenda a todos os seus associados e empresários de Ribeirão e região que sigam os protocolos e as regras definidas.