Corrida disputada em Interlagos ficou marcada por muita chuva e acabou na morte de um dos pilotos participantes
O ribeirão-pretano Guto Figueiredo desistiu de competir na 2ª etapa do SuperBike 2019, realizada no último domingo (14). O piloto de 47 anos abdicou de sua participação por causa da forte chuva que caía em São Paulo, que poderia provocar sérios acidentes. A prova, no entanto, foi realizada, mesmo com o temporal, e terminou com a morte do piloto Maurício Paludete, conhecido como “Linguiça”.
Depois do término da corrida, Paludete perdeu o controle de sua moto no final da reta dos boxes, passou direto pelo “S do Senna” e bateu forte no guard rail, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
“Foi um acidente que deixou todos chocados. Infelizmente perdemos um amigo, um piloto. Não tenho palavras para descrever a tristeza que senti”, disse Guto. “Resolvi não largar por questões técnicas e de segurança. Senti que a pista não estaria com ‘grip’ [aderência] suficiente por conta da chuva forte e dos eventos que aconteceram em finais de semanas anteriores. Esse fatores poderiam me envolver em um acidente. Não foi fácil essa decisão, mesmo porque minha posição de largara era em P3. Andei entre os três primeiros em todos os qualify, mas acredito que tenha sido acertada”, completou.
“Todos nós sabemos dos riscos na motovelocidade, mas temos que ter esses riscos calculados. Preferi levar em conta os critérios técnicos e de segurança. Teremos outras oportunidades”, finalizou.
Nos últimos três anos de competição, foi o terceiro acidente fatal em Interlagos. Em 2017, Sérgio dos Santos faleceu após perder o controle da moto, sair reto na “Curva do Sol” e atingir a barreira de pneus. Ele foi resgatado ainda consciente no Autódromo, mas morreu durante cirurgia no Hospital São Luiz. No ano passado, Rogério Munera também sofreu um acidente no “S do Senna”. Ele perdeu o controle da moto, escorregando no final da reta para se chocar na barreira.
Guto segue com os primeiros pontos, somados na etapa inicial. A próxima prova será novamente em São Paulo no dia 26 de maio.