Decreto e muita boataria provoca desespero na população que corre para supermercados
O aumento de restrições para combater a transmissão da Covid-19 em Ribeirão Preto, anunciado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), nesta terça-feira (16), fez com que os moradores da cidade corressem para os mercados e formassem filas quilométricas nos estabelecimentos.
Imagens registram esses casos em diversos bairros e supermercados do município. As filas foram registradas na Ribeirânia, no Jardim Paulista, no Ipiranga, na Vila do Golf e no Planalto Verde, por exemplo. Entre muitos outros.
Uma situação parecida já havia ocorrido no início da pandemia, em que a população teve medo de não ter acesso aos mantimentos. O triste fenômeno, porém, não é um ‘privilégio’ só dos ribeirão-pretanos. Não foi diferente em muitos países da Europa em seus períodos mais agudos com a crise.
Restrições
O Decreto Municipal 050 passa a valer a partir desta quarta-feira (17) e se estende até o domingo (21). Entre as medidas anunciadas estão a paralisação do transporte público; o fechamento dos supermercados e varejões que só poderão funcionar em sistema delivery. O setor de serviços também não poderá funcionar.
Também fecharão as portas os bancos; lotéricas; lojas de conveniência e serviços públicos. Já os postos de combustíveis funcionarão em horário reduzido, das 8 às 20 horas.
Ribeirão Preto está com quase 100% da ocupação dos leitos públicos para pacientes com Covid-19. A partir de hoje (16), as Unidades de Saúde também não mais atendem casos de rotina médica, nem fazem exames.