O cantor e compositor Milton Nascimento estará em Ribeirão Preto neste sábado, 20 de julho, para única apresentação na cidade e com casa lotada – os ingressos para todos os setores estão esgotados, segundo o site Ingresso Rápido. O show faz parte da turnê do mineiro em comemoração aos mais de 40 anos de lançamento dos álbuns duplos “Clube da Esquina (1972) – com a capa icônica do fotógrafo Cafi, que morreu no início do ano – e “Clube da Esquina 2” (1978).
As recentes datas comemorativas dos dois álbuns do “Clube da Esquina” – o primeiro fez 45 anos em 2017 e o segundo, 40 anos em 2018 – fizeram com que Milton Nascimento pensasse nesse projeto. No repertório, ele promete resgatar os clássicos dos dois álbuns, com atenção maior ao primeiro trabalho, incluindo “músicas que o público nunca escutou ao vivo”.
Haverá ainda canções retiradas dos discos “Minas” e “Geraes, “que vieram entre os dois álbuns do Clube e que possuem total ligação com os mesmos”, explica o cantor e compositor, em texto publicado em seu Facebook. No setlist previsto, estão canções como “O Trem Azul”, “Clube da Esquina 2”, “Cravo e Canela”, “Maria, Maria”, “Nada Será Como Antes” e “Para Lennon e McCartney”, entre outras.
Após o estrondoso sucesso de “Travessia”, em 1967, Milton Nascimento começou sua premiada carreira internacional e gravou três discos importantes na sequência. E o mais revolucionário foi o quarto: o duplo “Clube da Esquina”, que levou também o nome de Lô Borges na capa.
Hoje é uma unanimidade entre os fãs de Milton Nascimento em todo mundo que o disco “Clube da Esquina” se tornou um marco definitivo na história da música. Lançado em 1972, o cantor e compositor é o principal responsável pela criação do álbum que até hoje consegue transformar mentes e corações com a mesma força desde o seu surgimento.
Um dos sites de maior influência na cena contemporânea, o Pitchfork, dos Estados Unidos, lançou recentemente um artigo ressaltando a qualidade musical do disco – que considera um dos mais ambiciosos da história da música brasileira – e lembra o contexto em que ele surgiu, em plena ditadura militar.
“A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca, direta; assombrosa e sublime”, escreveu o jornalista norte-americano Andy Beat. Já o prestigiado crítico Jon Pareles, do jornal The New York Times, após um concerto no badalado Lincoln Center, em Nova York (EUA), escreveu a seguinte frase: “Milton Nascimento, tesouro nacional”.
Diante de datas tão importantes, pela primeira vez, Milton Nascimento tomou a decisão de dedicar um projeto inteiro ao “Clube da Esquina”. De acordo com o artista, “a turnê ‘Clube da Esquina’ pretende trazer ao público um resgate dos grandes clássicos dos dois álbuns, com maior foco no primeiro disco. Inclusive, músicas que o público nunca escutou ao vivo”, diz.
“Eu nunca tinha pensando em fazer algo que juntasse os dois discos do ‘Clube’, mas agora me veio um sentimento de que era hora de fazer isso. E essa turnê ‘Clube da Esquina’ com certeza vai ser um acontecimento muito mágico, mesmo, pra não dizer mais… Quero trazer uma ideia que possa unir as pessoas. E tenho certeza de que este será o meu projeto mais especial em todos estes anos”, revela Milton Nascimento.
O show “Clube da Esquina” de Milton Nascimento será às 21 horas, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite nº 1.540, Jardim Califórnia, Zona Sul. O telefone para mais informações é (16) 3620-2266. O local tem capacidade para receber 1.830 pessoas. O espetáculo é proibido para menores de 18 anos.
Não há mais ingressos à venda. Nos setores “Vip”, menores não entram mesmo acompanhados, pois funcionam no sistema “open bar” (com bebida alcoólica). Também não há meia-entrada para estas áreas. Já nos setores Premium quem não tem 18 anos está liberado, desde que acompanhando por um responsável.