O atacante Henan, que treina há uma semana no Botafogo, foi apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira (17) pelo clube. Em entrevista coletiva, o atleta, de 32 anos, disse conhecer vários atletas do elenco, entre eles Bruno Moraes e o lateral-direito Lucas, e que isso facilita o entrosamento. Sobre sua recente passagem pelo São Bento, que foi rebaixado para a segunda divisão do futebol paulista, ele estranhou o fato de haver sido pouco utilizado. “Realmente não tive oportunidade e não entendo o motivo, pois um time que não venceu nenhum jogo e nada muda é estranho. Mas faz parte do passado, quero fazer o melhor aqui no Botafogo,” afirmou.
Henan é um jogador que tem a característica de atuar próximo da área, mas no time de Sorocaba jogava pelas laterais do ataque. Ele chega a Ribeirão Preto para disputar uma posição no comando do ataque com o artilheiro da equipe no Paulistão, Rafael Costa, que balançou as redes seis vezes na competição. Outro concorrente é o próprio Bruno Moraes, o ‘General’, que se recupera de uma cirurgia no joelho. “Em todo lugar onde eu tive sequência e joguei os números foram bons,” atesta o camisa 19 do Pantera.
Nos anos 2017 e 2018, o jogador disputou a Série B pelo Figueirense. Foram 51 jogos e 17 gols marcados. Ainda em 2017, ele foi o artilheiro do Paulistão pelo Santo André, com oito gols. No São Bento, em oito jogos, não marcou nenhum.
O atacante já esteve no arquirrival Comercial entre 2011 e 2012, porém não acredita que isso possa trazer qualquer tipo de problema com a torcida do Pantera. Ele considera normal ocorrerem cobranças, mas promete ser um jogador dedicado em campo. “O torcedor do Botafogo pode esperar um jogador empenhado e disposto a honrar a camisa do clube, que tem uma tradição muito grande no futebol. Agora visto a camisa do Botafogo e estou muito feliz com isso”, afirmou.