O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou na última quinta-feira (26) a licença que permite a instalação de uma fábrica da cervejaria Heineken na cidade de Passos, localizada na região sudoeste de Minas Gerais.
Foram sete votos a favor e apenas um contrário. O colegiado também deu aval a condicionantes impostas à marca para começar a operar oficialmente.
Ter uma cervejaria de tamanha proporção na cidade de Passos pode ser benéfico também para a cidade de Ribeirão Preto, que fica a menos de duas horas da cidade mineira e vai se tornar uma rota inevitável para a cervejaria e seus negócios. Sem falar do ponto de vista de distribuição, que pode ter melhora na logística.
Inicialmente, a Heineken construiria a fábrica em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porém uma disputa jurídica fez a cervejaria desistir do negócio, uma vez que o local escolhido ficava em um sítio de arqueologia. Em 27 de abril de 2022 ficou definido que a sede seria na cidade de Passos. Mais de 200 municípios pleitearam ser a nova casa da Heineken no Brasil.
Essa será a unidade produtiva mais sustentável da empresa até aqui e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken. Com previsão de inauguração até 2025, a nova operação empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte, como Heineken e Amstel.