Boa parte das informações que recebemos ou buscamos passa pelos smartphones. É neste equipamento que o brasileiro fica, em média, quatro horas e 48 minutos conectados, por dia. Este comportamento e a vontade em melhorar o relacionamento com o seu público estimularam o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – ligada à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) – a investir no desenvolvimento de um aplicativo para seus pacientes ou seus responsáveis, com lançamento marcado para agosto.
O aplicativo “Nosso HC Ribeirão” permitirá ao paciente ou seu responsável acessar a agenda de consultas e procedimentos, ter informações sobre suas vacinas, acessar os resultados dos seus exames a qualquer momento e lugar, acessar as receitas que recebeu no hospital, histórico de suas internações, procedimentos e, também, o relatório médico. Pelo app, o HC também poderá se comunicar com o paciente para lembrar o dia da consulta, de exames e de procedimentos.
“O app cria uma nova relação de proximidade e os profissionais da saúde também vão usar o aplicativo do hospital com o paciente”, explica Silvio Somera. “O app ‘Nosso HC Ribeirão’ foi desenvolvido com tecnologia atualizada para smartphones, com a capacidade de explorar ao máximo os recursos dos sistemas operacionais iOS e Android”, explica o diretor do Centro de Informação e Análise (CIA), Wilson Moraes Góes. O lançamento está previsto para o dia 1º de agosto.
Segunda fase
Os profissionais da saúde do Hospital das Clínicas também poderão acessar, numa segunda fase do programa, o aplicativo em busca de informações do paciente que estiver sendo atendido nos ambulatórios ou nas enfermarias. O acesso, inclusive, poderá ser remoto.
App
App é um apelido dado para o termo “aplicativo” (que vem do inglês application). Você também vai ouvir outras formas de chamar o app tais como aplicativo para celular, aplicativo móvel, aplicativo mobile. “Nós, na Fábrica de Aplicativos, preferimos chamar simplesmente de app”, diz.
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza seis mil atendimentos por dia (180 mil por mês, considerando os finais de semana), 1,5 milhão de alta complexidade por ano. A estimativa é que passem pelo local 700 mil pessoas por ano. Do total de pacientes, 59,5% são de Ribeirão Preto, 35,6% são das demais 25 cidades da área do Departamento Regional de Saúde 13 (DRS-XIII – Sertãozinho, Batatais, Jardinópolis e Serrana estão no topo), 19,7% são de outras DRS’s e 0,7% de outros estados.
Tem 6.764 funcionários – 676 médicos, 2.416 enfermeiros, 1.229 de setores administrativos, 1.486 de equipes de apoio, 539 terceirizados e 418 multiprofissionais, além de 325 professores da USP e 861 residentes. Conta com 922 leitos, sendo 746 na Unidade Campus (173 do HC Criança) e 176 na Unidade de Emergência (UE), no Centro de Ribeirão Preto. Realiza anualmente 1,54 milhão de consultas, procedimentos e atendimentos multiprofissionais.
São 720 mil consultas e procedimentos médicos e mais 820 atendimentos multiprofissionais. Faz 32 mil cirurgias por ano, sendo 27,3 mil no campus 4,5 mil na UE, média de 120 por dia. São 36 mil internações por ano – 26 mil na UC e mais dez mil na Unidade de Emergência –, com 300 transplantes anuais, 3,2 milhões de exames laboratoriais e 390 especializados por ano e 94 mil transfusões de sangue. Pesquisa interna aponta que o índice de satisfação do paciente é de 96%. Os dados são de 2018.