Tribuna Ribeirão
Saúde

HC pede mais leitos de UTI

ASSESS. IMPRENSA DO HC

O deputado federal Ricar­do Silva (PSB-SP) pediu ofi­cialmente para que o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto tenha mais 25 leitos de Unida­de de Terpaia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com covid-19. O parlamentar esteve no Ministério da Saúde na última terça-feira, 5 de ja­neiro, e recebeu a garantia de que os leitos serão liberados.

Ricardo Silva teve uma au­diência com o assessor especial do Ministério da Saúde, Air­ton Cascavel, que é o número dois em comando na pasta. No encontro, foi informado que os leitos serão liberados assim que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ri­beirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) realizar o cadastramento ofi­cial do pedido no sistema do Ministério da Saúde.

A audiência em Brasília ocorreu após o superintenden­te do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Benedito Ma­ciel, encaminhar um ofício ao deputado federal ribeirão-pre­tano pedindo a intervenção para que os novos leitos sejam disponibilizados.

“Falei com a equipe técnica e com o Airton Cascavel e tere­mos o nosso pedido atendido. Vamos conseguir esses novos leitos porque, aqui de Brasília, estou acompanhando a situa­ção do nosso HC, que está com quase 100% de lotação”, afirma o parlamentar.

Às 22 horas desta quinta­-feira (7), a ocupação de lei­tos de terapia intensiva es­tava em 88,5% em Ribeirão Preto, com 89 das 104 vagas com pacientes. Na enfer­maria, a taxa era de 56,9% no mesmo horário, com 83 das 151 vagas ocupadas. O número de leitos é variável, muda a cada dia de acordo com a necessidade.

Nas unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (HCFMR/USP), a ca­pacidade estava esgotada. A ocupação de leitos de terapia intensiva era de 100% no mes­mo horário desta quinta-feira.

Segundo a plataforma, as duas unidades do HC redu­ziram o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 89 para 40, depois para 20, caiu para 15 e ontem saltou para 18, sendo que to­dos estavam ocupados. Na enfermaria caiu de 52 para 33 leitos e abrigava nove pa­cientes com quadro menos grave da covid-19, ou 27,3% de ocupação.

Postagens relacionadas

Mais 1.300 crianças receberão a 2ª dose

William Teodoro

Vacinação contra a gripe – Campanha entra em nova fase

Redação 1

Pediatras alertam para queda na vacinação infantil durante a pandemia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com