Tribuna Ribeirão
Saúde

HC passa a exigir documento com foto

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A partir desta quinta-fei­ra, 1º de agosto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Pre­to, ligada à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP), passa a exigir documento oficial com foto atual para realizar o cadastro de novos pacientes da instituição e atu­alização dos antigos. O HC atende cerca de 60 mil novos pacientes por ano.

“Para o registro ou qual­quer alteração no cadastro, o paciente, seu responsável legal ou seu acompanhan­te deverá obrigatoriamente apresentar documento de identificação oficial atualiza­do”, explica Rosangela Ber­tolini dos Santos, diretora do Serviço de Arquivo Médico.

Nos casos de atendimento de urgência ou emergência de pacientes não registrados, o registro poderá ser feito com base em informações verbais fornecidas pelo pa­ciente, acompanhante ou fa­miliar que serão orientados a apresentar na Seção de Regis­tro, até o final da internação, documento do paciente com foto para regularização.

“Esta medida visa res­guardar a segurança do pa­ciente e da Instituição, garan­tindo a correta identificação do paciente no momento do cadastramento e evitando equívocos no momento do atendimento”, afirma Elias de Carvalho, diretor do Serviço de Atendimento Ambulato­rial e Internação.

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza seis mil atendimentos por dia (180 mil por mês, conside­rando os finais de semana), 1,5 milhão de alta complexi­dade por ano. A estimativa é que passem pelo local 700 mil pessoas por ano. Do to­tal de pacientes, 59,5% são de Ribeirão Preto, 35,6% são das demais 25 cidades da área do Departamento Regional de Saúde 13 (DRS-XIII – Sertão­zinho, Batatais, Jardinópo­lis e Serrana estão no topo), 19,7% são de outras DRS’s e 0,7% de outros estados.

Tem 6.764 funcionários – 676 médicos, 2.416 enfermei­ros, 1.229 de setores admi­nistrativos, 1.486 de equipes de apoio, 539 terceirizados e 418 multiprofissionais, além de 325 professores da USP e 861 residentes. São 922 leitos, sendo 746 na Unidade Cam­pus (173 do HC Criança) e 176 na Unidade de Emergên­cia (UE), no Centro de Ribei­rão Preto. Realiza anualmen­te 1,54 milhão de consultas, procedimentos e atendimen­tos multiprofissionais.

São 720 mil consultas e procedimentos médicos e mais 820 atendimentos mul­tiprofissionais. Faz 32 mil ci­rurgias por ano, sendo 27,3 mil no campus 4,5 mil na UE, média de 120 por dia. São 36 mil internações por ano – 26 mil na UC e mais dez mil na Unidade de Emergência –, com 300 transplantes anuais, 3,2 milhões de exames labo­ratoriais e 390 especializados por ano e 94 mil transfusões de sangue. Pesquisa interna aponta que o índice de satis­fação do paciente é de 96%. Os dados são de 2018.

Postagens relacionadas

Anvisa restringe compra de cloroquina e hidroxicloroquina

Redação 1

Hapvida arrenda o Sinhá Junqueira

Redação 1

Vereadores aprovam repasse para o ‘piso’ de enfermagem

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com