O Hospital das Clínicas fará dia 02/3, às 11h30, simulação de incêndio e retirada de funcionários. O trabalho será realizado pelo Corpo de Bombeiros, pelos bombeiros civis do próprio hospital e brigadista.
O evento ocorrerá no bloco G, onde estão localizados laboratórios em horário que não prejudicará a realização dos exames laboratoriais e não afetará a rotina de atendimento aos pacientes.
A simulação é importante para colocar o plano de emergência em caso de incêndio e também cumprir as normas de segurança. Todo o processo seguirá protocolos de segurança.
Início do incêndio – A simulação começa com a detecção do foco de incêndio pelos funcionários do setor que acionaram o alarme de incêndio, os operadores do Centro de Controle Operacional (CCO), que controlam mais de 1.000 câmeras no Hospital, auxiliaram na identificação do sinistro, o PABX acionará os bombeiros civis e a brigada de incêndio.
Depois de constatado fogo fora de controle, esses profissionais trabalharam na retirada dos quase 80 funcionários que laboram no setor, o Coordenador da Brigada de Incêndio do HC informa ao PABX que o incêndio está fora de controle e de imediato liga para o Corpo de Bombeiros comunicando o incêndio no Hospital.
A partir desta chamada, os veículos do Corpo de Bombeiros se dirigem para o Hospital das Clínicas. A partir da avenida Governador Lucas Nogueira Garcês, com as sirenes ligadas, vigilantes motorizados do HC vão escoltar as viaturas do Corpo de Bombeiros até o local do incêndio, com acesso pela Portaria 4 que estará liberada para as viaturas.