Com muita alegria participei, na última terça-feira (28/11), da solenidade de inauguração do novo HC Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, um hospital de alta complexidade especializado no tratamento de saúde para crianças e adolescentes no qual o governo do Estado investiu R$ 73,4 milhões na construção e aquisição de equipamentos.
Trata-se, na verdade, de um verdadeiro presente de Natal destinado a servir de referência para a saúde infantil em 90 municipios localizados nas regiões de Ribeirão Preto,Franca, Araraquara e Barretos. O Papai Noel, entretanto, não veio na forma daquele velhinho gordo de barba branca e casaco vermelho – sempre povoando a imaginação infantil – mas, sim, como um cidadão magro, de paletó escuro e ligeiramente calvo: o governador Geraldo Alckmin.
Alckmin fez questão de entregar, pessoalmente, esse grande presente à comunidade regional representado por uma unidade apta a atender 75 especialidades médicas (entre tais cardiologia, nefrologia, oncologia e imunologia), dotada de 233 leitos hospitalares, 72 salas e consultórios, unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal, ambulatório, unidade de cuidados intermediários , enfermarias obstétrica e pediátrica, entre outras instalações.
São, afinal, 12 mil metros quadrados de área, com cinco andares que irão triplicar a capacidade atual da UTI cardiológica, com a agregação de 15 leitos altamente especializados. Em maio deste ano, por sinal, o Governo do Estado já havia autorizado a contratação de 195 funcionários para o HC de Ribeirão Preto, 119 deles para atuar especificamente no HC da Criança, entre tais médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros.
A conclusão desse hospital faz parte de uma série de obras e de aquisições de equipamentos para ampliar e melhorar a capacidade de atendimento no complexo do HCRP em investimentos que chegam a R$ 167 milhões.O HC Criança se torna, assim, o primeiro hospital da região (e um dos poucos do Brasil) com foco 100% no atendimento do público infantil e representa um passo significativo na humanização do atendimento pediátrico, centralizando todas as especialidades pediátricas em um único prédio.
Tive oportunidade, como deputado estadual representante desta região, de acompanhar as várias etapas dessa obra magnifica, inclusive quando o governador Alckmin anunciou, no dia 16 de setembro de 2012, importantes investimentos na área da saúde pública para Ribeirão Preto e região para os quais, acredito, contribui como portador de reivindicações legítimas da população interessada.
Acompanhei, também, outras fases desse empreendimento, entre tais a conclusão do andar térreo, em 2005, ainda na minha última administração como prefeito; já como deputado participei, em maio de 2015, da entrega do ambulatório, do centro de reabilitação e da ala destinada à quimioterapia infantil.
O governador Alckmin – justiça lhe deve ser feita – tem feito muito, no estado de São Paulo, pela área da saúde; muito mais, tenho certeza, ele ainda fará por Ribeirão Preto, por São Paulo e pelo Brasil devido seu incansável afã de atender todas as reivindicações legítimas a ele apresentadas, independentemente de cores partidárias ou ideológicas!