O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC/RP) divulgou nesta segunda-feira, 10 de janeiro, que 170 profissionais foram afastados após terem sido diagnosticados com covid-19 na semana passada. Com o afastamento destes profissionais foi necessária a realização de remanejamento de especialistas e remarcação das consultas para que os pacientes em estado grave pudessem ser atendidos.
Segundo vídeo do médico Antonio Pazzin Filho, diretor do Hospital das Clínicas, a previsão é que os números possam aumentar a partir da segunda quinzena de janeiro. Na semana passada o HC suspendeu as visitas a pacientes internados e está analisando os casos com consultas agendadas no ambulatório. Somente os casos graves, nos quais os pacientes não podem esperar por tratamento de saúde, serão atendidos. O objetivo é diminuir o número de pessoas circulando dentro do HC e adequar o atendimento ao número de funcionários.
Atualmente o Hospital das Clínicas conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para o tratamento de pacientes com covid-19, nos quais três estão ocupados. Já nas enfermarias, os nove leitos disponíveis estão sendo utilizados. O Hospital também retomou o comitê de gestão de crise para contenção dos novos casos de covid-19.