Tribuna Ribeirão
Saúde

HC antecipa a quarta cirurgia em siamesas

A quarta cirurgia para sepa­ração das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, que nasceram unidas pela cabeça, foi realizada nesta sex­ta-feira, 24 de agosto, no Hos­pital das Clínicas de Ribeirão Preto – vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A opera­ção durou aproximadamente cinco horas e transcorreu con­forme o planejamento. As crian­ças já estão respondendo bem e seguem para a Unidade de Tera­pia Intensiva Pediátrica.

Este procedimento estava previsto para ocorrer no próximo sábado, 1º de setembro, conforme disse o chefe da Divisão de Cirur­gia Plástica do HC, Jayme Farina Junior, em coletiva de imprensa no dia 6, mas foi antecipado. O motivo não foi informado. Nesta etapa, foram colocados expanso­res (uma espécie de bolsa) no cou­ro cabeludo das meninas. Após a implantação, eles serão inflados com soro através de uma válvula, e, com isso, o tecido vai ganhando volume para ser usado na cober­tura dos enxertos ósseos da calota craniana, na cirurgia plástica após a separação.

A cirurgia contou com uma equipe de 20 profissionais lidera­dos pelo professor Jayme Farina Junior. Na coletiva do dia 6, os mé­dicos do HC informaram que as irmãs siamesas devem ser defini­tivamente separadas em outubro, após a quinta cirurgia, um mês antes da previsão inicial, mas pode ser que ocorra em novembro. A terceira etapa, realizada no dia 4, durou oito horas. O neurocirur­gião Hélio Rubens Machado afir­mou que 80% dos cérebros, veias e artérias das irmãs siamesas já fo­ram separados. “Isto só foi possível porque avançamos nas etapas an­teriores, além do planejado dentro do limite de segurança”, explica o também neurocirgurgião Ricardo Santos Oliveira.

Ele afirmou que as meninas têm cérebros independentes, mas com áreas de vascularização inter­ligadas. São esses vasos sanguíne­os que foram separados em cada das três primeiras cirurgias reali­zadas até agora. Ele não descarta a possibilidade de que uma delas fique com sequelas. Isso porque, os cérebros das siamesas têm uma anatomia diferente das pessoas co­muns. Além disso, de Maria Ysa­dora tem vascularização menor, em relação à irmã. Mas o cirur­gião informa que todos os riscos são calculados e já foram comen­tados com os pais. Além disso, o hospital tem equipes preparadas para os cuidados intensivos e de reabilitação.

Trinta profissionais de dife­rentes áreas estão envolvidos neste processo, entre eles o médico norte -americano James Goodrich, refe­rência mundial no assunto. Todo o processo de separação das irmãs só está sendo possível por causa de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da USP e o Montefiore Medical Center de Nova York, Es­tados Unidos. A primeira cirurgia foi realizada em 17 de fevereiro e a segunda, em 19 de maio.

Trajetória de luta
Naturais do distrito cearen­se de Patacas, distante 35 qui­lômetros de Fortaleza, as irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, estão sendo acompa­nhadas por uma equipe multi­disciplinar de aproximadamente 30 profissionais do Hospital das Clínicas. Entretanto, a luta dos pais das meninas para separá-las começou no Ceará, com o neu­rocirurgião pediátrico Eduardo Juca. Ao tomar conhecimento do caso das irmãs, alguns meses após o nascimento delas, ele pas­sou a fazer o acompanhamento médico das meninas.

Em função da complexidade do caso, decidiu encaminhar as duas para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde ele estu­dou. Jucá foi aluno da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e se especializou neurociru­gia pediátrica. Todo processo de separação das meninas é custea­do pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos Estados Unidos, um processo de separação como o delas custa cerca de R$ 9 milhões.

Postagens relacionadas

Pandemia impede realização de mais de 1 milhão de cirurgias em um ano

Redação 1

A criatividade dos golpistas

William Teodoro

Gripe – Adesão à vacina é baixa em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com