Depois de Sebastian Vettel abrir os trabalhos de pista em Suzuka liderando os primeiros treinos livres com a sua Ferrari, Lewis Hamilton fechou a segunda sessão do GP do Japão de Fórmula 1 na ponta. O inglês acabou fechando a sexta-feira na primeira posição um esvaziado treino, que quase foi adiado por causa de forte chuva e em que apenas ele e mais quatro pilotos registraram tempo de volta.
Por causa das condições desfavoráveis, o atual líder do Mundial de F-1 deu apenas quatro voltas no tradicional circuito japonês, mas isso já foi o suficiente para que ele garantisse a liderança com o tempo de 1min48s719. Horas mais cedo, o britânico havia ficado com a segunda posição no primeiro treino.
Felipe Massa, por sua vez, esteve entre os poucos pilotos que registraram tempo cronometrado neste segundo treino livre e acabou terminando na quarta posição. O brasileiro percorreu somente três voltas com a sua Williams, sendo a mais rápida delas em 1min52s146, e ficou logo à frente do seu companheiro de equipe, o canadense Lance Stroll, com 1min52s343.