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Habilidades comportamentais são diferenciais no ambiente corporativo

Além da qualificação profissional, as habilidades compor­tamentais serão cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, em um momento em que robôs já estão desempenhando algu­mas tarefas e a inteligência artificial nos surpreende a cada dia, são os diferenciais humanos que farão a diferença.

Abaixo faço algumas observações sobre estas característi­cas tão importantes no ambiente corporativo.

Resolução de conflitos – geralmente as pessoas esperam que os outros resolvam os problemas, principalmente os mais complexos. Se destaca quem chama para si a responsabilida­de, toma a iniciativa e executa aquela tarefa que, geralmente, ninguém quer fazer.

Pensamento crítico – escutamos muito nos processos seletivos que pensar é difícil, ou complicado. Quando a pessoa tem pensamento crítico, não no sentido de ser “re­clamona”, mas quando mostra bom-senso ela prova ter uma visão ampla do processo e contribui muito para a resolução de problemas.

Criatividade – muitas pessoas pensam que, para ter cria­tividade é preciso criar algo mirabolante. Não se trata disso. Basta ter uma atitude pró-ativa perante as dificuldades. A criatividade vem de soluções simples. Ela se manifesta quan­do todos estão olhando para um lado e alguém vai lá e sugere uma postura diferente.

Liderança com foco em pessoas – a liderança nem sempre vem de um chefe. Ela se manifesta nas pessoas que tomam a frente e dizem: “vai dar certo, vamos lá!”

Trabalho em equipe – este é, muitas vezes, o grande problema das organizações. Na era digital as pessoas estão agindo de forma muito individual. Estão realizando menos conexões presenciais e se olhando menos nos olhos. Para a equipe realizar um bom trabalho é preciso que cada um saiba qual é o seu papel.

Inteligência emocional – para ter sucesso não basta ser inteligente, é mostrar equilíbrio nas emoções. As pessoas precisam ter sensatez entre: pensar, falar, sentir e agir. Ainda é comum vermos, no ambiente de trabalho, pessoas que não atendem bem o cliente, ou líderes que não sabem inspirar.

Tomada de decisão – cada decisão tomada pode acarretar resultados bons, ou ruins. É preciso que as pessoas mos­trem coragem, e força, para arcar com as consequências. As lideranças esperam que os colaboradores tenham iniciativa e proponham soluções.

Orientação a serviços – as empresas valorizam muito o profissional engajado em trabalhos voluntários. Quem já tem esse hábito incorporado em sua vida pessoal, com certeza terá mais facilidade para ajudar no desenvolvimento da em­presa e de seus colegas.

Negociação e flexibilidade – as empresas modernas an­seiam por pessoas que tenham flexibilidade e capacidade de negociação. É claro que os produtos e serviços precisam ser valorizados, mas quem sabe negociar não perde o cliente. Ele adapta suas aptidões às necessidades dele, é resiliente e está aberto a novas situações.

E você, como tem se preparado para este novo cenário?

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