Tribuna Ribeirão
Política

Habeas corpus de Lula será julgado pelo STJ na quinta

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para a próxima quinta­-feira o julgamento do habeas cor­pus apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo será analisado pela Quinta Turma, na sessão marcada para 13h.

A defesa do ex-presidente en­trou com o pedido no final de janei­ro, para evitar que ele seja preso de­pois que se esgotarem os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra sua conde­nação por corrupção passiva e lava­gem de dinheiro.

O vice-presidente do STJ, Hum­berto Martins, negou o habeas corpus no mesmo dia, em decisão provisória, afirmando que não há possibilidade imediata de prisão no caso. Agora, o colegiado irá analisar o mérito do pedido.

Após a rejeição do pedido, os advogados de Lula recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF). O habeas corpus voltou a ser nega­do, dessa vez pelo ministro Edson Fachin. O motivo foi técnico: o mi­nistro alegou que o STF não pode­ria examinar o caso justamente porque o STJ ainda não havia jul­gado o mérito.

Fachin, no entanto, enviou o caso para o plenário do julgar. Caberá a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, marcar a data desse julgamento, mas isso ainda não foi feito.

Em janeiro, Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF-4. Na semana passada, a de­fesa do petista entrou com recurso contra a decisão. Esse recurso, no entanto, serve apenas para escla­recer pontos da sentença. Segundo os desembargadores do TRF-4, ele pode ser preso logo após a análise desse instrumento.

Postagens relacionadas

Cobrança por nota ainda gera polêmica

William Teodoro

Servidor pode ficar 3 anos sem reajuste

Redação 1

Audiência debate mulher na política 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com