Com os times confirmados para a Copa Paulista, o campeonato, diferente de outros anos, se mostrou mais forte com a participação de clubes que fazem parte da elite do futebol paulista.
Esse fortalecimento da competição aconteceu, principalmente, por conta da mudança na distribuição de vagas da Copa do Brasil. Agora, os times podem se classificar para a competição somente por campeonatos estaduais. Antes o ranking nacional era utilizado para classificação. A Copa Paulista dá uma vaga para a Copa do Brasil.
Técnico do Comercial, Gustavo Marciano analisou o novo formato da Copa Paulista e avaliou a participação de times da elite.
“É excelente do ponto de vista técnico. O campeonato fica muito mais valorizado, obrigando os outros clubes a também investirem para poder alcançar os campeonatos nacionais”, afirmou.
Apesar de concordar com o crescimento técnico da competição, o treinador reiterou que a participação desses clubes dificulta a vida de quem não tem calendário no segundo semestre.
“Esse é o lado negativo, pois eles acabam tirando a oportunidade de quem ainda não tem um calendário de ano cheio”, ponderou Marciano.
A Copa Paulista terá 16 datas e a final está marcada para 15 de outubro. O campeão poderá optar pela vaga na Copa do Brasil ou Série D, além de ganhar premiação de R$ 250 mil. O vice fica com a vaga que sobrar e leva R$ 150 mil de prêmio.