O Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, abriu prazo para matrícula de alunos na macrorregião de Ribeirão Preto. As inscrições devem ser feitas até 17 de fevereiro.
Ao todo são mais de 5.100 vagas para 33 cidades da macrorregião de Ribeirão Preto. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência. Para participar do programa, o jovem interessado não precisa ter conhecimento em música, e nem possuir instrumento musical, segundo a organização social.
O Projeto Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, alunas e alunos podem optar qual é o de sua preferência.
A lista traz violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.
Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou Registro Geral (RG, original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa. O Guri atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em cerca de 400 unidades de ensino.
Estão localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. O Polo Regional Ribeirão Preto tem cursos de baixo elétrico, bateria, contrabaixo, coral, flauta transversal, fundamentos da música, guitarra elétrica, iniciação musical, madeiras, metais, percussão, teclado/ piano, trompete, viola, violão, violino e violoncelo.
Atende de terça a sexta-feira, das oito às onze horas, e das 13h30 às 17h30, no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico. Mais informações pelo telefone (16) 3625-4361 ou via e-mail (polo.ribeira[email protected]). Também há vagas para os polos de Franca, Barrinha, Batatais, Bebedouro e Brodowski.
Ainda há vagas para Cajuru, Cândido Rodrigues, Cravinhos, Dumont, Guará, Igarapava, Guaíra, Ipuã, Orlândia, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jaboticabal, Lutheria Franca, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Pitangueiras, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro.