Tribuna Ribeirão
Cultura

Guri abre 437 vagas na região

GUSTAVO MORITA

O Projeto Guri – maior pro­grama sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cul­tura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – está com 437 vagas abertas para cursos gratuitos de instrumentos mu­sicais, canto coral e iniciação musical em 14 cidades da região de Ribeirão Preto. As inscrições, para crianças e adolescentes, de seis a 18 anos incompletos, serão realizadas até 28 de fevereiro, conforme os dias e horários de atendimento de cada polo, e por ordem de chegada.

Para realizar a matrícula, os interessados devem compare­cer diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanha­dos pelos responsáveis. Devem portar certidão de nascimento ou Registro Geral (RG, cédula de identidade, original e cópia), comprovante de matrícula esco­lar e/ou declaração de frequên­cia escolar, RG do responsável (original e cópia) e comprovante de endereço para consulta (con­ta de luz, de água etc.).

Não é preciso ter conheci­mento prévio de música, nem possuir instrumentos ou rea­lizar testes seletivos. Para mais informações, o interessado deve acessar os site www.projetoguri. org.br/matriculas. O Guri ofe­rece cursos de eufônio, flauta transversal, iniciação musical, trombone, tuba, baixo elétrico, bateria, clarinete, contrabaixo, coral juvenil, guitarra elétrica, percussão, saxofone, teclado/ piano, trompete, viola, violão, violino e violoncelo.

O Guri está com inscrições abertas nos polos de Franca (31), Bebedouro (10), Cajuru (49), Cravinhos (15), Dumont (12), Igarapava (12), Jaborandi (13), Jaboticabal (54), Monte Azul Paulista (55), Morro Agu­do (48), São Joaquim da Barra (18), São Simão (15), Sertãozi­nho (31) e Terra Roxa (22).

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa socio­cultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, lu­teria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes en­tre seis e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fun­dação Casa).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra or­ganização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos
Eleita a melhor ONG de cul­tura de 2018, a Sustenidos ad­ministra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no in­terior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do governo de São Paulo, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contri­buindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescen­tes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas tam­bém podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.susteni­dos.org.br/pessoa-fisica/.

Postagens relacionadas

Canal Brasil exibe a “Mostra Cinema Atrás das Grades”

William Teodoro

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Show celebra três décadas de álbum

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com