O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – está com 437 vagas abertas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical em 14 cidades da região de Ribeirão Preto. As inscrições, para crianças e adolescentes, de seis a 18 anos incompletos, serão realizadas até 28 de fevereiro, conforme os dias e horários de atendimento de cada polo, e por ordem de chegada.
Para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados pelos responsáveis. Devem portar certidão de nascimento ou Registro Geral (RG, cédula de identidade, original e cópia), comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar, RG do responsável (original e cópia) e comprovante de endereço para consulta (conta de luz, de água etc.).
Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Para mais informações, o interessado deve acessar os site www.projetoguri. org.br/matriculas. O Guri oferece cursos de eufônio, flauta transversal, iniciação musical, trombone, tuba, baixo elétrico, bateria, clarinete, contrabaixo, coral juvenil, guitarra elétrica, percussão, saxofone, teclado/ piano, trompete, viola, violão, violino e violoncelo.
O Guri está com inscrições abertas nos polos de Franca (31), Bebedouro (10), Cajuru (49), Cravinhos (15), Dumont (12), Igarapava (12), Jaborandi (13), Jaboticabal (54), Monte Azul Paulista (55), Morro Agudo (48), São Joaquim da Barra (18), São Simão (15), Sertãozinho (31) e Terra Roxa (22).
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa).
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Sustenidos
Eleita a melhor ONG de cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do governo de São Paulo, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.