Por Hugo Luque
Sem concorrentes, a chapa União Renovadora foi aclamada, na noite de segunda-feira, para comandar o Conselho Deliberativo do Comercial pelo próximo triênio. O grupo, liderado por Gustavo Guerra, novo presidente do órgão administrativo, foi o único a se inscrever até a tarde de quinta-feira, prazo limite.
Ao lado do antigo responsável pelo cargo, Fábio Hersi, Guerra ajudou a criar um novo estatuto para o clube, que facilita a transformação do Leão do Norte em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), caso alguma empresa demonstre interesse e agrade à cúpula alvinegra.
Uma das principais preocupações do novo presidente do Conselho é manter os membros atuantes no dia a dia do clube. “Um recado para o torcedor comercialino é que querem transparência, prestação de contas e um conselho atuante. Pode ter certeza que vamos entregar”, disse.
Para cumprir com o planejado, o conselheiro traçou metas, como realizar reuniões mensais. “Acho que é importante ter uma reunião por mês e ter encontros, usar os espaços dentro do clube, fazer grupos de estudo. O Comercial tem de ter comissões, então teremos uma do marketing, de ética, fiscal, de obras, do estatuto. Acho que as comissões têm de trabalhar diretamente pelo clube”, acrescentou.
Ao lado de Gustavo Guerra, fazem parte da chapa União Renovadora o empresário Paulo Marsola (vice-presidente), o dentista Rangel Scandiuzzi (primeiro secretário), o empresário Alessandro Cruz (segundo secretário), o advogado David Isaac (primeiro tesoureiro) e o também advogado Lucas Mendonça (segundo tesoureiro).
A aclamação do grupo vem em meio a uma grande crise no Bafo. Rebaixado para a Série A3 do Campeonato Paulista de 2025, o clube não se classificou para a Copa Paulista e depende de uma aprovação da Federação Paulista de Futebol (FPF) para ter calendário no segundo semestre.
Nos bastidores, a situação também é complicada. Presidente do Comercial, Fausi Henrique revelou ao GE que pensa em renunciar. Além dele, os cinco vice-presidentes do clube deixaram seus cargos em março.
FOTO
Bárbara Pires/Comercial FC
A chapa União Renovadora vai comandar o Conselho do Bafo pelos próximos três anos