Tribuna Ribeirão
Política

Guardiões da Cidade – Programa entra em fase de testes

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -

O Programa Guardiões da Cidade está em fase de testes, segundo a prefeitura de Ribeirão Preto. O sistema vai substituir as 24 câmeras do antigo Olhos de Águia, que estariam defasadas tecnologicamente, por 40 novos equipamentos instalados em pontos estratégicos do quadrilá­tero central da cidade.

O Programa Olhos de Águia era uma parceria da prefeitura com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Foi criado em 2007 e desativado em 2018 pela atual administração municipal para implementação do Guardiões da Cidade.

De acordo com o governo, o programa também terá câmeras para operacionalizar o Sistema Detecta. Até agora, segundo a prefeitura, 78 equipamentos já fo­ram instalados e estão em fase de testes para liberação de imagens.

Quando for inaugurado, a Polícia Militar será responsável pela operacionalização do sis­tema. A prefeitura de Ribeirão Preto, contudo, não informou quando o monitoramento come­çará a funcionar efetivamente. A instalação de cabeamento de fi­bra óptica para as câmeras de se­gurança do Guardiões da Cidade começou em dezembro.

Permitirá a interligação lógica de 102 câmeras de segurança, das quais 40 ficarão na região Central e outras 62 nas entradas e saídas da cidade. A prefeitura vai comu­nicar a 1ª Cia. de Policiamento, na área central de Ribeirão Preto, pertencente ao 51º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sobre os pontos onde as câmeras serão instaladas.

A corporação terá acesso a todas as imagens. “Agregar tec­nologia ao município é talvez uma das barreiras mitigadoras de maior eficácia dentre todas que nós temos disponíveis”, diz o tenente-coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, co­mandante do 51º BPM.

A Microset Telecom Ltda. venceu o certame ao apresentar o valor de R$ 290.400. Segundo a prefeitura, serão instaladas mo­dernas câmeras tanto na região Central, em avenidas e em todas as entradas da cidade, resultado do novo programa municipal de monitoramento e do convênio Detecta, firmado entre o municí­pio e o governo de São Paulo.

A parceria foi apresentada pelo prefeito Duarte Nogueira em 6 de setembro de 2018. Já o Guardiões da Cidade foi lança­do em dia 22 de julho de 2020 com investimento previsto de R$ 1.535.000. O programa terá apa­relhos em pontos estratégicos, como a confluência das aveni­das Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa e Tibiriçá, São José e Américo Brasiliense, cruzamen­tos da avenida Nove de Julho, en­tre outros locais.

Essas câmeras serão integra­das ao programa Detecta, siste­ma de monitoramento inteligen­te, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. As câmeras geram dados dos eventos para encami­nhamento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina.

Vai integrar os bancos de da­dos da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Foto­crim (banco de dados de crimi­nosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do De­partamento Estadual de Trânsito (DetranSP), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envol­vidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitan­do a atuação no intuito de pro­teger o cidadão ribeirão-pretano.

O Detecta ainda permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bair­ros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura.

Postagens relacionadas

Mulheres são 13% dos candidatos a prefeituras

Redação 1

UPA da Zona Leste muda de endereço

Redação 1

Sertãozinho – Prefeitura manda projeto de REFIS para a Câmara

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com