A prefeitura de Ribeirão Preto lançou, na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, o programa Guardiões da Cidade, que já iniciou a instalação de 40 câmeras de videomonitoramento com reconhecimento e registro de placas de veículos em vias urbanas. O investimento será de R$ 1.535.000,00 e os equipamentos vão substituir o Olhos de Águia, fazendo parte do Sistema Detecta.
O ato de implantação do programa contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), do comandante do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), coronel Carlos Alberto Machado, do coordenador da Defesa Civil e ex-comandante do CPI-3, Renato Catita, vereadores e autoridades locais.
Das 40 câmeras, 24 serão instaladas em locais monitorados pelo projeto Olhos de Águia. Estes equipamentos estão defasados tecnologicamente – são treze digitais e onze analógicas –, e 16 aparelhos serão instalados em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa com Tibiriçá, São José com Américo Brasiliense, cruzamentos da avenida Nove de Julho, entre outros locais.
Essas novas câmeras serão integradas ao programa Olhos de Águia, lançado em fevereiro de 2007. O prefeito Duarte Nogueira destacou que a segurança pública é prioridade para Ribeirão Preto. “Com o Baep (11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia), são 250 homens e mulheres preparados e altamente capacitados com equipamentos para combater qualquer tipo de criminalidade”, diz.
“O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), que visitei no mês passado, está dentro do cronograma e quando entregue, no próximo ano, irá centralizar toda nossa estrutura de inteligência, formação, comando e controle para que possamos ter para os 93 municípios do CPI-3 toda a infraestrutura de rápida informação para a tomada de decisão”, afirmou.
“Vamos continuar oferecendo mais segurança para a comunidade de Ribeirão Preto, agregando o maior valor que nós temos, nossos homens e mulheres que trabalham no sistema 190, para que Ribeirão Preto continue confiando na Polícia e, sempre juntos, unidos em prol das pessoas de bem”, diz o coronel Carlos Alberto Machado.
Após esta primeira fase, outras 55 câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, como nas avenidas Presidente Kennedy, Castelo Branco, Maurílio Biagi, Presidente Vargas, Dom Pedro I, Treze de Maio, Antônio e Helena Zehenner e nas ruas Padre Euclides, Pernambuco, Silveira Martins, dos Aliados, Capitão Salomão, entre outros pontos.
Na terceira etapa, serão instaladas 20 câmeras em pontos distantes da região central, com prioridade para a Zona Norte, como nos cruzamentos da avenida Maximilliam Maggioni com a rua Sebastião Minutti, rua Doutor Demétrio Chaguri com Doutor Jarbas Martins Viana, avenida Otávio Golfeto com a rua Expedicionário Antônio Dovichi, ruas Emigdio Rosseto e José Abud Bitta, avenida do Café com a rua Tenente Catão Roxo, rua Niterói e outros lugares.
“A próxima etapa é a parceria com os shoppings de Ribeirão Preto, supermercados, o Distrito Empresarial (Prefeito Luiz Roberto Jábali), o Mercadão (Mercado Municipal), empresas de valores, para que ajudem a ampliar o conjunto de câmeras à disposição da nossa cidade”, e diz o prefeito sobre o novo programa.
Detecta
Todos os novos equipamentos estarão integrados ao Sistema Detecta de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que integra dados de veículos e pessoas (civil e criminal, pessoas desaparecidas).
As câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano.
O programa permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura. Seu objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas ao acessar diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promover ações policiais coordenadas.