Tribuna Ribeirão
Política

Guarda Municipal vai utilizar drones

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) sancionou na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, a lei que ins­titui diretrizes para o uso drones – “veículos aéreos não tripulados (vants)” – nas ações de preven­ção e monitoramento pela Guar­da Civil Municipal. A autoria do projeto é do vereador Igor Oli­veira (PMDB).

Além da sanção da lei, a Guar­da Civil recebeu um aparelho, modelo MavicPro, doado pelo empresário Raphael Brigagão. Se­gundo Igor Oliveira, a iniciativa é um avanço para a corporação que poderá monitorar mais áre­as, em menos tempo e quase sem custos. “Sempre precisamos estar antenados à modernidade e ao be­neficio que ela nos traz. Os drones são uma ferramenta de trabalho fundamental nos dias de hoje. Ele permite que os agentes mapeiem os locais de difícil acesso e possam planejar suas ações”, destaca.

Nogueira já havia sancionado lei semelhante de Igor Oliveira, mas na área da saúde – projeto que permite o uso de drones para mo­nitorar imóveis e grandes aéreas e verificar se há criadouros do mosquito Aedes Aegypti, trans­missor de várias doenças como a dengue, zika vírus, febre chikun­gunya e amarela.

O prefeito Duarte Nogueira ressaltou a importância da lei e parabenizou o vereador pelo pro­jeto. “Esta é uma lei que visa dar planejamento estratégico à nossa Guarda Civil. Teremos agilidade e rapidez com informações em tem­po real de locais aonde o acesso é difícil”, diz o prefeito.

A superintendente da GCM, Mônica da Costa Noc­cioli, explica que o equipa­mento será usado em situações específicas, como no caso de áreas públicas invadidas (moni­toramento), eventos com grande número de pessoas e em ações re­lacionadas à defesa civil, como, por exemplo, para auxiliar no comba­te ao mosquito Aedes aegypti.

Mavic Pro – Drone doado à GCM, o Mavic Pro custa cerca de R$ 5 mil. Quando recolhido, é fácil ser guardado e transportado sem que seja necessário desmontar nenhuma peça. Para ser colocado no ar, basta mover os propulsores, ligar e conectar ao comando. O aparelho pesa apenas um quilo, tem alcance de 13 quilômetros e autonomia de cerca 27 minutos. Chega até 120 metros de altura e consegue atingir 73 quilôme­tros por hora. Além disso, está equipado com uma câmera que grava a 4K (a resolução mais moderna do mercado).

Postagens relacionadas

A polêmica do IPM – Sindicato critica medidas do governo

Redação 1

Vereadores discutem cargos de ‘chefia’

Redação 1

Maia quer que Temer converse com partidos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com