Uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) deteve em flagrante, na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto, cinco pessoas por tentativa de furto de água no Jardim Marchesi, na Zona Oeste de Ribeirão Preto. O crime ocorreu na avenida Manoel Antonio Dias, altura do número 1.000.
A viatura da Patrulha Ambiental estava em ronda pela região quando os servidores perceberam a existência de um corte no asfalto que seguia até uma ligação clandestina da rede do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), em uma casa do outro lado da rua.
Com os acusados da tentativa de furto foram encontradas uma serra, pá e pedaços de cano que seriam utilizados para a ligação irregular. Com a serra, os homens cortaram o asfalto e abriram, já na calçada, uma valeta de cerca de 50 centímetros de profundidade para fazer a ligação. Todos os envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Uma equipe do setor de fiscalização do Daerp acompanhou a lavratura do boletim de ocorrência. Segundo o assessor jurídico da autarquia, Lourenço Porfírio Belutti Júnior, os envolvidos podem ser processados por tentativa de furto de água e danos ao patrimônio público. As fraudes, furtos e a submedição são responsáveis por cerca de um terço das perdas de água do sistema de abastecimento em Ribeirão Preto.