Por: Adalberto Luque
Um homem foi preso, na madrugada desta quinta-feira (16), ao tentar furtar uma escola em Ribeirão Preto. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) frustraram a ação do ladrão, que já tinha separado diversos objetos.
A tentativa de furto ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião de Aguiar Azevedo, que fica na Rua Japurá, 3369, Jardim Jandaia, zona Norte de Ribeirão Preto. O ladrão arrombou o portão, entrou e passou a separar os objetos que pretendia levar embora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a tentativa foi evitada pela GCM graças a um sistema de monitoramento instalado em todas as escolas da rede municipal, interligado com a Guarda. Assim, os agentes que monitoravam a escola, ao perceberem a ação do suspeito, acionaram as viaturas que chegaram enquanto o homem ainda estava separando o que pretendia levar.
O suspeito ainda tentou fugir, mas foi contido e levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro da cidade. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.
No dia 12 de dezembro do ano passado, um assalto ocorreu na porta da mesma escola. Um entregador de carne foi rendido por um assaltante armado, enquanto se preparava para fazer uma entrega na EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo. O suspeito foi preso pouco depois pela Polícia Militar.
A Secretaria de Educação divulgou uma nota informando que, mesmo a segurança pública sendo responsabilidade do Estado, tem trabalhado para levar mais segurança aos ambientes escolares.
“Desse modo, informa que todas as escolas da rede municipal possuem sistema de monitoramento, interligado com a Guarda Civil Metropolitana, que já realiza rondas diárias nestas unidades, trabalhando em parceria com a Polícia Militar. As unidades escolares também contam com concertina no entorno do espaço físico. Por fim, a Pasta repudia qualquer ato de violência, principalmente praticado no ambiente escolar, que serve a comunidade local.”