Neste final de semana, na sexta-feira (17) e no sábado, 18 de setembro, o projeto Leitores em Ação (LEA) estreia mais uma leitura dramática. Desta vez, a obra apresentada será “A máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe (1809- 1849), com direção de Monalisa Machado e do Coletivo Fuligem.
O objetivo é fortalecer a Biblioteca Lélia Abramo (LE.A), localizada em um dos patrimônios culturais de Ribeirão Preto, a Cerâmica São Luiz, espaço que abriga também dez grupos artísticos da cidade, entre núcleos de teatro, dança e capoeira.
As atividades do LEA são desenvolvidas e realizadas por colaboradores que integram o espaço cultural, destacando os artistas atuantes no local, promovendo o incentivo à leitura e dinamizando a biblioteca. Desta vez o, projeto une dois parceiros. São grupos de grande reverência e atuação cultural em Ribeirão Preto, as companhias Boccaccione e a Teatro de Riscos, que darão vida a esta marcante história, escrita há quase dois séculos, mas que adequa-se perturbadoramente aos dias atuais.
A obra narra a história do príncipe Próspero, encastelado em uma de suas propriedades, uma inviolável construção, para se proteger da Morte Rubra, peste que está dizimando o povo. Ali, junto de um milheiro de amigos sadios, entregue a diversões e excêntricos prazeres, o príncipe não imagina que, numa noite de voluptuosa mascarada, a Morte Rubra chegaria sorrateira e traria, atrás de sua máscara, a escuridão e a ruína.
A leitura dramática de “A máscara da Morte Rubra” será transmitida pelo canal do YouTube da ONG Vivacidade e da Casa da Memória Italiana (CMI), que abriu as portas para a realização da filmagem. As duas sessões acontecerão às 20 horas e para acompanhar basta acessar gratuitamente os links https://www.youtube.com/channel/UC8ZJH279ScCATIm-TyTkRBw (Canal Vivacidade) e https://www.youtube.com/channel/UCzg0_2sLBLkdDmUu-QBPFYg (Casa da Memória Italiana).
O LEA vem oferecendo uma programação online com várias ações culturais, totalmente gratuitas com intervenções artísticas mesclando literatura, música, artes visuais e cênicas, e o acervo da biblioteca, que em breve estará aberto para a comunidade, possui 3.500 obras entre livros, revistas, jornais locais e documentos históricos da cidade. O projeto Leitores em Ação da Biblioteca Lélia Abramo é financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo.
Cia. Teatral Boccaccione
A Cia. Teatral Boccaccione é um grupo que atua desde 2006 no cenário das artes cênicas. Com pesquisas a partir do teatro de rua, da música ao vivo e da adaptação de obras clássicas, o grupo realizou mais de 20 montagens e experimentos cênicos para todos os públicos. Circulou pelos principais festivais teatrais do país e participou a convite do 2º Festival Ponte… na Escena, festival internacional realizado na região da Galiza, na Espanha.
Cia. Teatro de Riscos
A Cia. Teatro de Riscos é um grupo formado em 2010 por atores e atrizes formados em graduação em teatro pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Com pesquisa acerca do teatro performativo e narrativo, atua tanto para público adulto, quanto infantil, utilizando de recursos lúdicos para construção cênica, mescla dança, música e teatro.