O encontro do mês de setembro do Núcleo de Contadores de Histórias, mantido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece neste sábado, 22 de setembro, das nove às 12 horas. A atividade é gratuita e será realizada na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, na Zona Sul.
Além da contação de histórias, o evento oferece movimentação e brincadeiras proporcionando muita interação entre os participantes. O núcleo possibilita que o público também narre sua própria história, deixando de ser apenas ouvinte, e passando a ser um narrador. Para este mês, o núcleo traz o tema “Versos em brasa: o cordel”, que possibilita aos participantes conhecerem um pouco mais sobre este gênero literário.
Para isso, a fundação recebe os convidados Marcio Fabiano Monteiro, Arnaldo Martinez Junior e Bruno Diniz, que vão expor seus trabalhos e apresentar com a literatura de cordel tem contribuído para o desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A proposta é que os convidados mostrem como é a literatura de cordel e seus diversos gêneros, como humor, épico, aventura, realismo fantástico, entre outros.
“O cordel não é apenas entretenimento. Ele é hoje uma fabulosa ferramenta de aprendizagem e de fomento da criatividade, além de ser reconhecidamente, portador de textos que incentivam e instigam os jovens à leitura”, explica a atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, coordenadora do Núcleo de Contadores de Histórias.
O encontro ainda permite que, além de ouvinte, o público tenha um ambiente livre para narrar suas histórias e se envolver inteiramente com as atividades. “Conceder espaço para as pessoas presentes participarem ativamente da ação é uma proposta enriquecedora, porque oferece novas histórias e experiências, tanto para quem ouve, quanto para quem narra”, explica Míriam Fontana.
O encontro do Núcleo de Contadores de Histórias é gratuito e aberto às pessoas que gostem ou queiram conhecer essa arte. A atividade é também indicada para quem aprecia a leitura e a literatura. A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.