Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, o Young Mbazo resgata as tradições musicais do povo indígena da África do Sul em apresentação a capella no Sesc Ribeirão Preto. O show será às 19 horas, na Área de Convivência da unidade, com entrada gratuita e livre para o público de todas as idades. Pela primeira vez no Brasil, os músicos vão mesclar o tradicional canto zulu sul-africano, o “Isicathamiya”, com influências de hip hop, R&B e soul.
Formada pelos sul-africanos Babuyile Shabalala, Jabulani Mthembu, Siphamandla Shabalala, Lunga Mthembu, Samukelo Mhlongo e Lucky Malinga, Young Mbazo apresenta show a capella com canções de seu próximo disco que está em processo de finalização. O grupo foi concebido com a ideia de criar um estilo contemporâneo para a música a capella indígena que, unindo “Isicathamiya” (estilo musical originário da África do Sul) com influências de hip hop, R&B e soul, deu origem ao que batizaram Indigenous Hop Music.
O grupo deu seus primeiros passos quando, em 2009, Babuyile Shabalala e seu primo Siphamandla Shabalala se uniram em busca de repaginar a música indígena a capella, estabelecendo, ao gênero, uma perspectiva mais contemporânea. Os integrantes são filhos e netos dos músicos da banda Ladysmith Black Mambazo, formada em 1960 e reconhecida como um dos maiores grupos vocais da África do Sul, tendo acompanhado Nelson Mandela pela África em seus discursos.
Em 2010, o Young Mbazo produziu sua primeira faixa e se apresentou no Fan Park da Copa do Mundo da Fifa, na África do Sul. Uma das aspirações do grupo é unificar, inspirar e educar os jovens sobre o poder da paz, do amor e da harmonia por meio da celebração da cultura indígena da África do Sul. Em sua trajetória, já se apresentaram em festivais na Europa. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.