A Trupe Sinhá Zózima vai apresentar nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 16 horas e às 19h30, o espetáculo “Os minutos que se vão com o tempo”. A montagem, que se passa dentro de um ônibus de linha, apresenta uma trama baseada na “Odisseia”, de Homero. Nela, sete personagens narram suas histórias de vida enquanto fazem o trajeto de volta para casa.
A peça será apresentada no veículo da linha 808 – Cristo Redentor. A saída será do terminal de ônibus Doutora Evangelina de Carvalho Passig, ao lado da Rodoviária de Ribeirão Preto. O espectador deverá adquirir a passagem do transporte coletivo, à venda na bilheteria do mesmo terminal – custa R$ 4,20. Capacidade de público sujeita à lotação do ônibus.
Dirigido por Anderson Mauricio, o espetáculo, uma iniciativa do Sesc Ribeirão Preto, apresenta pequenas histórias universais, oferecendo aos passageiros de ônibus uma jornada afetiva e geográfica ao lado de personagens que alteram as bordas do cotidiano. Todos eles seres em construção, como nós.
Partindo do terminal, os passageiros vão interagir com artistas incumbidos de transportá-los a diversos lugares ficcionais. O espetáculo é outra demonstração da pesquisa delicada da Sinhá Zózima, que utiliza o ônibus como palco – assim como já fez em espetáculos anteriores, entre eles “Cordel do amor sem fim” e “Iracema Via Iracema”.
Em doze anos, a companhia criou uma identidade muito característica, dividindo o interior desse espaço em deslocamento, parado em praças ou perto de espaço cultural, ou com os criadores passando sua catraca. Recentemente, “Os minutos que se vão com o tempo” esteve na programação do Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto e compôs o projeto Teatro Fora da Caixa, do Sesc Belenzinho.