A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a agenda semanal da “40tena Cultural” que acontece em suas redes sociais (site, Instagram e Facebook) durante o período de isolamento e distanciamento social. Com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade, as atividades incluem declamações e análises de poemas, contação de histórias e o tradicional Clube do Livro.
O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações. Nesta sexta-feira, 24 de abril, a partir das dez horas, também no Instagram da fundação, a contadora de histórias e atriz, Míriam Fontana, trará histórias durante uma live divertida para toda a família. No dia 24 é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a atividade terá interpretação em libras, com Gesiel Santana, tornando a atração acessível para todos os públicos.
No sábado (25) acontece o tradicional encontro do Clube do Livro, com coordenação e mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão, a partir das 16 horas, na plataforma Zoom (com link disponível no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com). O debate irá discutir a obra “Abril despedaçado”, do escritor albanês Ismail Kadaré. O link para acesso ao grupo de reunião será disponibilizado nas redes sociais da Fundação do Livro, no Instagram e Facebook.
“Abril despedaçado” foi escolhido como uma referência ao próprio mês. A curadora explica que é uma história sobre vingança entre clãs e um código de honra que permite assassinatos – realidade que já foi comum na Albânia. “É uma história sobre um povo violento, bem densa e pesada. Trata-se de uma vendeta, uma matança entre duas famílias, que acontece durante um longo tempo. Temos ainda um personagem com o dever de matar uma outra pessoa”, explica.
Gabriela Pedrão ainda dá uma dica: “É importante mantermos nosso ritmo de leitura na quarentena, por ser um período difícil, estar recluso não é fácil. E a leitura acaba sendo uma porta para outras experiências e olhares. Viajar sem sair do lugar”, conclui.