Um moderno ônibus executivo da Viação Levare que faz o transporte fretado de passageiros entre Ribeirão Preto e São Paulo – e vice-versa – foi apreendido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) na tarde desta sexta-feira, 13 de julho, quando deixava a capital paulista com destino ao interior paulista.
A apreensão ocorreu no quilômetro 77 da Rodovia dos Bandeirantes, perto do município de Itupeva, durante uma blitz dos agentes da Artesp, conforme fotos enviadas à redação do Tribuna. Procurada para confirmar a denúncia, a agência reguladora informou que somente após o fim da operação seria possível ter informações sobre o balanço da ação, mas destacou que a empresa Levare não tem autorização para fazer o transporte intermunicipal de passageiros. “As duas viações autorizadas a realizar o transporte rodoviário regular entre Ribeirão Preto e São Paulo são a Cometa e a Rápido Ribeirão Preto”, afirmou a Artesp na nota enviada ao jornal.
O imbróglio só foi solucionado duas horas depois, graças à ação da promotora de Justiça Monize Pompeo, de São José do Rio Preto, que estava no ônibus.
Depois de tentar inutilmente liberar o veículo, a representante do Ministério Público Estadual (MPE) acessou o site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) do próprio Wi-fi do veículo e constatou que a Levare interpôs um processo judicial em que questiona a proibição de realizar este tipo de serviço.
A promotora constatou que sentença favorável à empresa já havia sido emitida em caráter definitivo e com trânsito em julgado. Com a sentença visível na tela do computador, os fiscais foram embora e os passageiros puderam continuar a viagem para Ribeirão Preto.
A Levare oferece um serviço considerado de luxo. Os veículos possuem 26 poltronas com massagem, sendo 20 no piso superior e seis no primeiro andar. Em frente de cada poltrona existe uma tela de 12 polegadas sensível ao toque, em que o viajante tem serviços de streaming com filmes, música e localização no mapa, entre outros tópicos.
Já o serviço de bordo oferece pão de queijo assado na hora e café. Tudo feito pela comissária num espaço especialmente montado dentro do ônibus. A empresa realiza três viagens diariamente para São Paulo e três de São Paulo para Ribeirão Preto.