Os idosos do estado de São Paulo, com idade entre 80 e 84 anos, serão vacinados contra a covid-19 a partir de 1º de março. O anúncio foi feito pelo governo João Doria (PSDB) nesta quarta-feira, 10 de dezembro. Este público soma 563 mil pessoas nos 645 municípios paulistas.
Para a vacinação desses idosos será utilizada parte das 8,7 milhões de novas doses da vacina Coronavac, que serão produzidas com os insumos que chegaram ao Brasil na manhã de ontem. A vacina contra o novo coronavírus está sendo produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.
Já a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos foi antecipada e terá início nesta sexta-feira (12), reunindo 309 mil idosos em todo o estado. “Com a chegada de mais insumos para a produção da vacina do Butantan, o estado de São Paulo começa no dia 1º de março a vacinar todos os idosos acima de 80 anos de idade”, diz Doria.
A vacina estará disponível nas salas de vacinação de 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal, mas a secretaria orienta o idoso a fazer o agendamento prévio quando o cadastro estiver disponível. Parentes, cuidadores e responsáveis por essas pessoas devem acessar a página e preencher o formulário para inscrever os pacientes.
O link é http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/agendamento-vacinacao-covid/index.xhtml. Na página o paciente escolhe o dia, o horário e a unidade de saúde onde deseja ser vacinado. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442, lembrando que a vacinação será voltada exclusivamente a domiciliados em Ribeirão Preto.
Os idosos deverão apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O protocolo de agendamento será gerado após a finalização do processo.
O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 80 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já (www. vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19 e para que o Estado tenha uma ideia do volume de doses necessárias.
Uma segunda carga de insumos da Coronavac chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h20 de ontem, trazendo 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que vai permitir a produção de 8,7 milhões de doses da vacina. A carga foi transportada pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça-feira (9), com escalas na Finlândia e em Portugal.
No último dia 4 de fevereiro, o Instituto Butantan já havia recebido um carregamento com outros 5,4 mil litros de IFA para a produção de 8,6 milhões de doses. Essas doses de vacina vão começar a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro. O Butantan também já solicitou nova remessa de oito mil litros de IFA para a Sinovac.
Segundo o governo paulista, o Ministério da Saúde já recebeu 9,8 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan. O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o fim de abril, além de outras 54 milhões de doses.