Uma ação de cultura, denominada “Onde Nascem as Histórias” está levando teatro, formação e entretenimento às pessoas que muitas vezes nunca teriam contato com essa expressão artística. O projeto cultural, que vem sendo realizado pelo grupo ApanelA de Ribeirão Preto, aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas- (Programa de Ação Cultural-ProAC), tem proporcionado arte gratuita para jovens dos bairros Avelino Palma, Quintino Facci II, Adelino Simioni e entorno, zona norte da cidade.
“Onde Nascem as Histórias”, além de realizar oficinas voltadas às artes cênicas, oferece intensa programação artística gratuita, com espetáculos teatrais e workshops convidados. E uma destas ações, que integra um calendário artístico nesta região, acontecerá no feriado do dia primeiro de maio, às 19 horas, na Arena GAP, localizada na rua Concheta D’andréa Gual, sem número, próximo à rua José Sampaio, 35), com a exibição do espetáculo de teatro de boneco denominado “Mundo Sonha Mundo”.
A peça convida o público a refletir com a protagonista Pétala (toda construída com materiais recicláveis), uma menina esperta e muito inteligente, sobre o mundo em que vivemos e o descaso com meio ambiente. Mundo sonha Mundo foi criado pelo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto, que atua na exploração de materiais recicláveis e sobras descartáveis para a confecção e elaboração de seus espetáculos, como, por exemplo, a protagonista Pétala, uma boneca com sua estrutura confeccionada a partir de garrafa pet e outras sobras descartadas de forma irregular em lixões da cidade.
“Oferecer teatro para esses jovens tem sido maravilhoso e uma descoberta para eles. A cada ação, cada intervenção, notamos a transformação que o acesso gratuito à cultura possibilita, como ampliação de horizonte e imaginário, além de sentimento de pertencimento, do local onde vivem. A personagem Pétala, por exemplo, provoca muitos debates sobre o mundo que queremos e o mundo que estamos construindo. Essas discussões são muito importantes para a construção da consciência social”, avalia Ju Marque. “Onde Nascem as Histórias” surge do desejo de expandir a movimentação artística nesses bairros dos quais a maioria dos integrantes do Grupo Teatral ApanelA fazem parte.
História e oficina – “Nosso objetivo com esse trabalho é somar para fortalecer o movimento cultural periférico de Ribeirão Preto, proporcionando para muitos um primeiro contato com as artes cênicas. O projeto tem sua iniciativa no bairro onde fui criada”, informa a atriz Ju Marques, integrante do grupo e idealizadora do projeto. “Meu primeiro contato artístico foi aqui no Avelino Palma, por meio de um projeto cultural em dança, porém com o passar dos anos encontrei dificuldades em continuar o fazer artístico, principalmente porque as atividades culturais da cidade estavam concentradas no centro ou na zona sul. Teatro, por exemplo, era nula a existência de algum curso aqui no Avelino”, lembra.
Com a produção do Grupo Teatral ApanelA, o projeto “Onde Nascem as Histórias” vêm como mais um passo para o coletivo na busca da comunicação com o seu público, na busca de um teatro feito pelo povo e para o povo. Além da apresentação teatral, será oferecida a oficina “Introdução ao Teatro de Boneco”, linguagem utilizada no espetáculo, a ser realizada no dia 24 de abril, quarta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural do Quintino II, instalado na rua Ernesto Petersen, 36.
Para mais informações acesse o perfil @grupoteatralapanela ou enviando e-mail para [email protected].
Serviço
Espetáculo Teatral infantojuvenil – Mundo sonha Mundo
Dia 01/05 (quarta-feira), às 19 horas
Gratuito
Local: Arena GAP Avelino Palma, rua Concheta D’andréa Gual s/n – próximo à Rua José Sampaio, 35)
Classificação Livre
Oficina gratuita: Introdução ao Teatro de Bonecos
Inscrições Gratuitas Abertas na rede social @grupoteatralapanela