Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, 17 de abril, mostra que a adesão à campanha de vacinação contra gripe (influenza) para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde está baixa.
O calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde e governo de São Paulo foi aberto no dia 10 em Ribeirão Preto. A meta é vacinar, pelo menos, 90% das pessoas de cada grupo, formado por 275 mil pessoas. São 247,5 mil ribeirão-pretanos.
De acordo com o Programa de Imunização da pasta, foram aplicadas em Ribeirão Preto, desde o início da campanha, 6.549 doses, 2,64% dos 247,5 mil moradores que formam o público-alvo. Em idosos com 60 anos ou mais, foram 4.500 doses aplicadas, num público estimado em 122 mil pessoas, 3,7% do total.
Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, onze meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
Também fazem parte do público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacinação contra a influenza está indicada para as pessoas que pertençam aos grupos prioritários, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Todos os grupos prioritários listados poderão ser vacinados desde o início da campanha, que vai até dia 31 de maio.
A coordenadora do programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, explica que é importante todos irem aos postos de vacinação para se protegerem contra a doença. “Com o empenho de todos, rapidamente alcançaremos a meta de cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde”, diz.
“Para vacinar além da meta de Ribeirão Preto, conclamamos as pessoas, principalmente gestantes e pais de crianças que fazem parte dos grupos prioritários desta fase, que procurem os postos de vacinação e se protejam”, orienta Mayra Fernanda de Oliveira.
Ribeirão Preto tem 38 salas de vacinas espalhadas por todas as regiões da cidade, mas o horário de atendimento varia. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. No estado de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano.